Análise: Vaga coral cada vez mais longe

Tubarão até criou chances de gol, mas falhou em momentos capitais no Mangueirão e reduziu drasticamente suas chances de classificação, precisando de uma improvável combinação de resultados em duas rodadas

Legenda: Time coral não fez uma má partida, mas não aproveitou suas chances e falhou defensivamente contra o Paysandu fora de casa
Foto: Foto: Lenílson Santos / Ferroviário

A cada rodada, o Ferroviário vai se complicando na Série C do Campeonato Brasileiro. O time coral entrou em uma espiral de resultados ruins e, com 5 jogos sem vencer, agora tem chances reduzidas de classificação para a 2ª fase. Ontem, no Mangueirão contra o Paysandu, a equipe coral não jogou mal, mas acabou derrotada por 3 a 0, retrato do momento do time na competição nacional.

Com isso, a classificação que parecia encaminhada nas primeiras rodadas pela liderança e presença no G4 por rodadas seguidas se tornou praticamente impossível restando apenas duas rodadas para o fim da 1ª fase.

Ao estacionar nos 19 pontos e em 7º lugar, o Ferrão viu suas chances de vaga na 2ª fase se complicarem, precisando vencer as duas partidas que restam para chegar aos 25 pontos e torcer para que o Paysandu não pontue mais (além de descontar um saldo de 12 gols). Além disso, torce também para que o Manaus some apenas um ponto. 

Com mínimas chances de classificação, o Ferroviário volta a jogar pela Série C no sábado, 28, às 18h, no Castelão, contra o Imperatriz/MA, último colocado e já rebaixado, com apenas um ponto e com uma das piores campanhas da história da Série C.

De fato, o Ferroviário evoluiu em relação aos jogos recentes, contra Jacuipense/MA (0x0), Manaus (1x1), Treze/PB (0x1). Com um time mais organizado em campo, o Tubarão até teve bons momentos, criando mais do que a média das últimas atuações. Mas sem aproveitar as chances que teve, acabou castigado. 

Os primeiros minutos de jogo são um exemplo disso. Willian Lira perdeu a primeira chance coral com um minuto, mas logo aos 3, o time sofreu o gol do Papão, em cabeçada de Marlon, aproveitando boa jogada de Colaço.

Aos poucos, o time coral foi tomando conta do jogo, trabalhando a bola e criando chances de empatar: Willian Lira, André Mensalão e Madson tiveram a chance de marcar para o Ferroviário, buscando uma reação ainda no 1º tempo, mas todos pararam no goleiro Paulo Ricardo.

Derrota
Para o 2º tempo, o time coral tinha boas possibilidades pela atuação que fazia, mas quando a fase é ruim, tudo acontece. Logo aos 3 minutos, mais um gol do Papão e em lance de puro azar da defesa coral: Marlon, do Paysandu, tentou o chute, a bola bateu em Vitão e sobrou limpa para ele bater na saída do goleiro Nícolas.

O placar desestruturou o Ferroviário, que partiu para cima e se desguarneceu na defesa, sofrendo o 3º gol aos 10 minutos, com Victor Feijão. 

A partir daí o jogo caiu de ritmo pelo placar dilatado a favor do time da casa de nível, até devido a chuva forte que caiu na etapa final. Neste cenário, o Ferrão não conseguiu reagir e amargou a derrota, que complica demais suas chances de classificação.

Ficha Técnica

Série C do Brasileiro - 16ª rodada
Mangueirão, em Belém (PA) 
22 de Novembro

Paysandu 3
Paulo Ricardo, Tony, Perema, Micael, Bruno Collaço (Diego Matos), PH (Serginho), Uchôa, Luiz Felipe (Alan Calbergue), Uilliam Barros (Vitor Feijão) (Debu), Marlon, Nicolas. Treinador: João Brigatti

Ferroviário 0
Nicolas, Vitão, Jean, Marcelo Amaral, Madson, Lucas, Diego Lorenzi, André Mensalão (Adriano Paulista), Neílson (Reinaldo), Esquerdinha (Luís Henrique), Willian Lira. Treinador: Marcelo Vilar 

Árbitro: Leonardo Sígari Zanon (PR); Gols: Marlon (duas vezes) e Vitor Feijão (Paysandu); Cartões Amarelos: Bruno Collaço (Paysandu); Madson (Ferroviário)