Análise: Ferroviário vence a 1ª pela Fares Lopes e mostra evolução

Time coral fez dever de casa com facilidade diante de um frágil adversário, goleando o Pacajus por 4 a 0 no Elzir Cabral. Além de evoluir em relação à estreia, a equipe animou o torcedor coral para a sequência da competição

Legenda: O Ferroviário venceu fácil o Pacajus pela Fares Lopes, vencendo a primeira na competição
Foto: THIAGO GADELHA

Se na estreia da competição o Ferroviário desapontou o torcedor ao empatar por 1 a 1 com o Caucaia, fora de casa, quando fez um 1º tempo bom, mas um 2º muito abaixo, ontem, o time não teve dificuldade para golear um adversário fraco, que não competiu em momento algum no jogo. Mas aí estava o mérito coral ontem: respeitar o oponente marcando gols, buscando a vitória o tempo todo, não dando vez para um novo tropeço.

Com praticamente a mesma formação que empatou na estreia, apenas com o atacante Adílson Bahia no lugar de Júnior Batista, que deixou o clube, o técnico Francisco Diá mostrou que quer dar entrosamento a sua formação base, minimizando o curto período de preparação para a competição, tão importante no planejamento coral.
E de fato a equipe evoluiu, mostrando bom repertório de construção de jogadas. O que sei viu na Barra foram boas tabelas entre os laterais, Roni pela direita e Madson pela esquerda com os meias André Mensalão e Reinaldo.

Construção
Com espaços generosos para jogar, os atletas corais envolveram os adversários, que marcavam muito mal. A construção ofensiva se deu entre as linhas de defesa do Pacajus, mas todo este domínio demorou para resultar em gols, pelo desperdício de chances.
Se tem um ponto negativo no jogo de ontem, a corrigir pelo técnico Francisco Diá é exatamente este: os erros de finalização.

Até abrir o placar, aos 27 minutos, o time coral perdeu chances claras de gol, ou ao finalizar para fora, com tentativas de Cesinha, André Mensalão, Adílson Bahia, ou não finalizando quando era óbvia a tentativa.
Mas logo após a parada técnica, o time coral deslanchou, marcando seus 3 gols no 1º tempo, praticamente definindo a partida: Cesinha (2), aos 27 e 28 minutos, e Adílson Bahia, aos 39, foram os autores dos gols.

Na etapa final, até pelo calor, além claro, do placar elástico, o ritmo coral caiu, mas ainda assim manteve o domínio e ampliou com gol de pênalti de André Mensalão, aos 12 minutos.

Foi apenas o segundo jogo da temporada, a evolução é clara, mas para os objetivos corais o time precisará jogar mais. Seja na Fares Lopes para ser campeão, já que tudo indica que deve enfrentar Icasa e Floresta em fases decisivas, como no Estadual e Série C do Brasileiro. Certamente o técnico coral Francisco Diá é exigente para buscar evoluir o time ainda mais. Lastro para crescimento o time coral provou que possui.

Sequência
Na 3ª rodada, Tubarão da Barra enfrenta o Campo Grande, no dia, às 15h30, no Raimundo de Oliveira, em Caucaia. 
Na Copa Fares Lopes 2020, os 4 primeiros colocados avançam para a 2ª Fase, que será em mata-mata. Nesta 1ª Fase, 6 clubes participam.