Análise: Ferroviário abre vantagem importante, mas precisa jogar mais para avançar

Tubarão da Barra venceu o Iguatu no PV por 1 a 0 e joga pelo empate no Morenão, no próximo sábado

Legenda: O Ferrão venceu o Iguatu no PV pelas quartas de finais do Estadual e joga por um empate na volta
Foto: THIAGO GADELHA / SVM

O Ferroviário abriu vantagem no confronto das quartas de final do Campeonato Cearense ao vencer o Iguatu por 1 a 0 no PV neste sábado. Poder empatar no jogo de volta no próximo sábado (2), no Morenão, em Iguatu é uma vantagem considerável em um duelo que se mostrou equilibrado.

O jogo lá no Morenão deve ser dos mais complicados, pela qualidade do adversário, pelo gramado, torcida adversária e desgaste coral - que joga pela Copa do Brasil fora de casa na quarta-feira - por isso o clube precisará jogar mais do que vem jogando.

O duelo no PV mostrou um Ferroviário confuso no 1º tempo, muitas vezes até dominado pelo adversário, que foi mais organizado e ajustado. No Tubarão da Barra, as jogadas não saíam, pois não haviam tabelas, aproximações, e sim muitos erros de passe. No meio, Tarcísio e Ciel não conseguiram armar o jogo. Bem marcados, erraram tudo que tentaram. Na frente, Gabryel Martins e Vinícius foram pouco participativos e não ganharam nenhum duelo no um contra um.

Legenda: Ciel não tem atuado bem neste início de temporada, mas tem qualidade de sobra para ser decisivo pelo Ferrão, como foi no ano passado
Foto: THIAGO GADELHA / SVM

Mas na etapa final de jogo, pelo menos a postura coral foi diferente. Ainda que desorganizado - e já com Lincoln na armação no lugar de Tarcísio e Marcelinho no ataque no lugar de Vinícius - o Ferrão foi para o abafa, com um Iguatu mais recuado. E após a expulsão de Diego Viana, chegou ao gol da vitória em uma bela jogada individual de Gabryel Martins, que passou pelos marcadores e cruzou para o estreante Marcelinho mandar para as redes.

A partir daí, o Ferrão baixou as linhas, se defendeu e saiu com a vitória. Importante, mas que não define nada para a volta. O jogo será mais duro, e o Tubarão vai precisar que seus principais jogadores com Ciel, voltem a jogar bem. O camisa 99 não tem jogado bem e o time precisa muito do talento dele.

O treinador Maurício Copertino precisará ajustar questões táticas sem tempo para isso - apenas no papo ou vídeo - já que tem duas decisões pela frente: na quarta-feira contra o Maranhão, no Castelão de São Luiz, pela 1ª Fase da Copa do Brasil, e no próximo sábado contra o Iguatu. Dois empates bastam, mas o Ferrão precisará jogar mais.