5ª Rodada tem cenário complexo para o Ceará sair do Z4 e Leão pode consolidar reação

Legenda: Após derrota por 3 a 0 para o Vasco na rodada anterior, Ceará tem cenário complexo para sair do Z4
Foto: KID JUNIOR

A 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro teve um sabor diferente para Fortaleza e Ceará. Enquanto o Leão conseguiu sua 1ª vitória batendo o Goiás fora de casa por 3 a 1, o Alvinegro foi derrotado em casa para o Vasco por 3 a 0 no Castelão. A combinação deixou o Fortaleza em 15º com 4 pontos, enquanto o Ceará ficou em 19º com 1. Por isso, a 5ª rodada terá uma importância distinta para ambos: enquanto para o Tricolor de Aço é a chance de desgarrar do bloco de baixo, o Vozão tentará vencer a 1ª e deixar a zona de rebaixamento.

Na rodada, o Ceará entra em campo primeiro, jogando no domingo às 20 horas contra o Bahia, no Castelão. Para o time alvinegro, vencer bem é fundamental, já que está com um saldo de -6, e apenas uma boa vitória, aliada a derrotas de adversários diretos como Fluminense, Sport e Fortaleza, que somam 4 pontos, resultando em descontar o saldo negativo de gols que tem, tirará o Vovô do Z4.

Para o Fortaleza, que joga na quarta-feira contra o Corinthians, às 21h30 na Arena do Timão, é vencer para entrar na zona da Copa Sul-Americana ou até de Libertadores.

Como Leão e Vovô são adversários diretos na luta pela permanência, farei 3 cenários diferentes para a 5ª rodada. A rodada ideal para ambos, e a rodada ideal para cada um deles. 

Lembrando que pela atual congectura da Série A, o colunista aponta 9 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Vasco, Goiás, Sport, Bragantino, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Coritiba e Fluminense.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

 

1) Cenário ideal para Leão e Vovô

Ceará x Bahia (23/08 - 20h00 - Castelão - Fortaleza)
Resultado ideal: Vitória do Ceará
Maior probabilidade: Empate

Com o seu pior início de Série A de pontos corridos, o Ceará tem apenas 1 ponto em 12 disputados. E com saldo negativo de 6 gols, precisa de uma boa vitória diante do Bahia para chegar a 4 pontos e tropeço dos adversário para sair do Z4. A fase do Bahia é melhor,o time reagiu após perder a Copa do Nordeste para o Vovô, mas aqui a vitória é de suma importância para o Alvinegro. 

Corinthians x Fortaleza (26/08 - 21h30 - Arena Corinthians - São Paulo)
Resultado ideal: Vitória do Fortaleza
Maior probabilidade: Vitória do Corinthians

O Fortaleza venceu bem o Goiás por 3 a 1 e terá mais um desafio fora de casa, agora diante do Corinthians. Os dois estão empatados com 4 pontos, com o Timão com um saldo melhor (1 contra -1), e a promessa é de um jogo equilibrado. O Corinthians ainda é o favorito, tem maior probabilidade de vencer, mas o Fortaleza pontuar em Itaquera não pode ser descartado. Vitória ou empate aqui é um bom resultado.

Legenda: O Fortaleza venceu a 1ª na Série A ao bater o Goiás por 3 a 1 fora de casa na rodada anterior
Foto: Márcio Persivo/FortalezaEC

Athletico Paranaense x Fluminense (22/08 - 16h00 - Arena da Baixada - Curitiba)
Resultado ideal: Vitória do Athletico Paranaense
Aqui tem que dar Furacão. O time paranaense vencendo deixaria o Fluminense com 4 pontos. Para o Ceará, uma vitória do Athletico por mais de um gol de diferença pode ajudá-lo ao sair do Z4. Para o Leão, é deixar um time que tem sua mesma pontuação, 4, um pouco para trás.

Goiás x Atlético Goianiense (22/08 - 21h00 - Hailé Pinheiro (Serrinha) - Goiânia)
Resultado ideal: Vitória do Goiás
Em um confronto direto pelo rebaixamento, com o Goiás com 1 ponto e o Atlético/GO com 4, uma vitória do Alviverde "seguraria" o Dragão, deixando ambos com a mesma pontuação. Mas um empate também é aceitável. Ruim seria mesmo a vitória do Atlético, que já ganharia uma "gordura.

Flamengo x Botafogo (23/08 - 11h00 - Maracanã - Rio de Janeiro)
Resultado ideal: Vitória do Flamengo
Embora o Flamengo tenha apenas 4 pontos e esteja no Z4, o clube deve reagir e disputar o título. Então, mesmo com o Bota tendo 5 pontos, aqui uma vitória do Rubro-Negro é o ideal para Vovô e Leão.

Vasco x Grêmio (23/08 - 16h00 - São Januário - Rio de Janeiro)
Resultado ideal: Empate
O time carioca vem surpreendendo no início da Série A, liderando o certame com 3 vitórias. Com 9 pontos, falar em disputa pela permanência parece ofensa, mas essa ainda é a luta do Vasco. Aqui, pela qualidade do Grêmio, é vitória do time de Renato Gaúcho. 

Bragantino x Coritiba (23/08 - 16h00 - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista)
Resultado ideal: Empate
O Coxa é o lanterna da Série A mas pegou tabela difícil. O Bragantino tem 5 pontos, e parece ter uma equipe equilibrada. Aqui um empate é melhor.
 
Sport x São Paulo (23/08 - 19h00 - Ilha do Retiro - Recife)
Resultado ideal: Vitória do São Paulo
O time pernambucano é um dos rivais diretos de Vovô e Leão pela permanência e já perdeu em casa para o Santos na quarta-feira. Mesmo com o São Paulo em crise, um empate aqui é válido, deixando o Sport com 5 pontos.

2) Cenário ideal para Leão

Os resultados acima, contando com a derrota do Vovô, que é um adversário direto. Assim, o Leão terminaria a rodada em 10º com 7 pontos e ainda abriria 3 pontos para o Z4. Seria a 2ª vitória tricolor, e uma reação que deixaria o time mais leve para se consolidar numa confortável zona de Copa Sul-Americana, que vai do 7º ao 12º lugar. 

3) Cenário ideal para o Vovô

O Vovô precisa contar com os resultados acima, além de uma derrota do Fortaleza, que é um adversário direto. Assim, o Vovô terminaria a rodada em 15º com 4 pontos, praticamente o melhor cenário possível para a 5ª rodada. As contas  alvinegras são mais complexas. Para sair do Z4, o Vovõ precisará vencer o Bahia e melhorar o saldo de gols, que é muito ruim, -6, em relação aos rivais diretos. Assim, só uma vitória maiúscula diante do Tricolor Baiano, permite o Vovô ultrapassar times como Sport, Fluminense ou Fortaleza. Se o Vovô vencer por 3 gols de diferença e dois dos três rivais citados perderem por dois de diferença, o Alvinegro sairia do Z4. Complexo, difícil, mas possível.