4ª rodada precisa ser de recuperação para Leão e Vovô

Legenda: Na 3ª rodada, o Leão tropeçou diante do Botafogo no Castelão
Foto: KID JUNIOR

A 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro reservou adversários de níveis diferentes para Ceará e Fortaleza. Enquanto o Vovô enfrentou o Atlético/MG no Mineirão, um candidato ao título, o Tricolor de Aço recebeu o Botafogo, no Castelão, adversário direto dos cearenses na luta pela permanência. E os resultados foram ruins, com a derrota do Vozão por 2 a 0, apesar de ter atuado bem e por pouco não arrancando um empate, e o empate do Fortaleza em 0 a 0, em um jogo que foi levemente superior mas ainda com muitos problemas ofensivos.

Os resultados ruins, somados aos tropeços anteriores, levaram ambos a terminarem a rodada na zona de rebaixamento, com 1 ponto em 3 jogos, o Vovô em 18º e o Leão em 19º. Adianto que ocupar o Z4 é natural em um campeonato tão longo, de 38 rodadas, mas que não deixar de ser incômodo, por isso para a 4ª rodada, a missão de ambos é uma só: vencer.

Os adversários serão mais acessíveis e considerados confrontos diretos na luta pela permanência. Na quarta-feira, o Leão encara o Goiás, às 20h30 na Serrinha, em Goiânia, enquanto na quinta-feira, o Vovô recebe o Vasco no Castelão, às 20 horas. 

O adversário tricolor também tem 1 ponto, mas em dois jogos e vem de um bom empate contra o Palmeiras fora de casa em 1 a 1. Já o rival alvinegro, venceu já duas partidas, contra Sport e Vasco, ambas em Sâo Januário, jogando um futebol surpreendente.

Além de Vasco e Goiás, o colunista aponta outros 7 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Sport, Bragantino, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Coritiba e Fluminense.

Hoje a "defasagem" de pontos dos cearenses é preocupante, já que Vasco e Bahia já tem 6 pontos, Atlético/GO, Fluminense e Sport tem 4, mas obviamente ainda "alcançáveis".

Caso Leão e Vovô vençam, eles sairão do Z4 desde que os resultados da rodada ajudem. E é isso que vou projetar.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses!

Goiás x Fortaleza (19/08 - 20h30 - Serrinha - Goiânia)
Resultado possível: Vitória do Fortaleza
Maior probabilidade: Empate

A fase não é boa do Leão, sem vencer há 5 jogos e sequer marcando gols, mas a equipe espera reagir logo. O jogo não é fácil, o Goiás mostrou força diante do Palmeiras mesmo desfalcado de 9 jogadores por Covid, e será um adversário difícil. Uma vitória tricolor é possível, mas a maior probabilidade é de empate.

Ceará x Vasco (20/08 - 20h - Castelão - Fortaleza)
Resultado possível: Vitória do Ceará
Maior probabilidade: Vitória do Ceará

Legenda: O Ceará fez uma partida interessante taticamente contra o Galo, mas acabou derrotado
Foto: Pedro Vale/Cearasc.com

O Vovô ainda não venceu na Série A mas vem de uma boa atuação na derrota para o Atlético Mineiro. A equipe de Guto Ferreira se comportou taticamente de forma organizada e se repetir a atuação contra o Vasco tem boas chances de vencer. O adversário vem embalado, venceu o São Paulo com dois gols de Germán Cano, atacante argentino muito oportunista e será um jogo também difícil. Mas para sair do Z4 é preciso vencer adversários diretos, prinpalmente em casa. O Vovô tem um leve favoritismo e deve vencer.

Bragantino x Fluminense (19/08 - 19h15 - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista)
Resultado ideal: Empate
O Bragantino vem fazendo jogos equilibrados e quase arranca o 3º empate seguido contra o Bahia, sofrendo gol nos acréscimos. Enfrenta um Fluminense embalado ao vencer o Inter e o melhor resultado aqui é um empate, já que deixaria o Massa Bruta atrás de Vovô e Leão se vencerem seus jogos.

Internacional x Atlético Goianiense (19/08 - 20h30 - Beira-Rio - Porto Alegre)
Resultado ideal: Vitória do Internacional
O Atlético/GO vem surpreendendo aos somar 4 pontos em duas rodadas, mas encara um dos times mais competitivos da Série A. Mesmo sem Guerero, fora da Série A por lesão, o Colorado deve vencer, se reabilitando da derrota para o Fluminense.

Corinthians x Coritiba (19/08 - 21h30 - Arena Corinthians - São Paulo)
Resultado ideal: Vitória do Corinthians
O Coxa é o único time da Série A que perdeu os 3 jogos, todos por 1 a 0. A equipe é limitada é não deve pontuar contra o Corinthians. Mesmo em má fase, o Timão deve ganhar, mantendo o Coxa na lanterna.

Botafogo x Atlético Mineiro (19/08 - 21h30 - Nilton Santos - Rio de Janeiro)
Resultado ideal: Vitória do Atlético Mineiro
O Botafogo surpreendeu ao arrancar um empate contra o Fortaleza no Castelão, mas para vencer o Galo é preciso mais. O Atlético Mineiro é o líder e com mais variações táticas e melhores jogadores, deve vencer no Rio de Janeiro.

Sport x Santos (20/08 - 19h15 - Ilha do Retiro - Recife)
Resultado ideal: Empate
Ao arrancar um empate com o Atlético/GO no último lance, o Sport chegou a 4 pontos em campanha surpreendente pela fragilidade da equipe. Enfrenta o Santos em casa, time que jogou muito bem diante do Athletico Paranaense na Vila Belmiro. O Santos tem chances de vencer, mas um empate é um resultado mais provável.

São Paulo x Bahia (20/08 - 20h - Morumbi - São Paulo)
Resultado ideal: Vitória do São Paulo
O Bahia começou a Série A vencendo dois adversários diretos na luta pela permanência: Coritiba e Bragantino. Fez seu dever de casa direitinho e tem chance de arrancar pontos do São Paulo. Um empate não está descartado, mas uma vitória paulista é melhor.

Caso os resultados aconteçam, com vitórias dos cearenses, a classificaçáo ao fim da 4ª rodada dá um fòlego a ambos, os tirando da zona e os deixando acima de 4 rivais diretos: Bragantino, Botafogo, Goiás e Coritiba. Abaixo, o recorte da classificação após a simulação no site srgoool.

Legenda: Caso Ceará e Fortaleza vençam na 4ª rodada da Série A, ambos podem deixar o Z4
Foto: Reprodução srgoool