36ª rodada da Série A: Cenários para o Ceará que recebe o Flu, e o Fortaleza que visita o Palmeiras

Confira o cenário ideal para o Vovô retornar ao G-8 da Série A e o Leão garantir matematicamente a permanência

A 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi de bons resultados para Ceará e Fortaleza. Enquanto o Vovô empatou com o São Paulo em 1 a 1 no Morumbi, o Leão venceu o Vasco por 3 a 0 no Castelão. 

Com o empate, o Vovô terminou a rodada em 12º, com 46 pontos e com a permanência na Série A praticamente garantida, foca em uma vaga na Libertadores pelo G-8.

Já o Tricolor de Aço, deixou o Z-4, ocupando a 15ª colocação com 41 pontos, ganhando moral e fôlego para a permanência.

E para a 36ª rodada, o Ceará recebe o Fluminense no Castelão na segunda-feira, 15, às 18h, enquanto o Fortaleza visita o Palmeiras, no Allianz Parque, no domingo, 14, às 18h15. O duelo com o Fluminense é o mais difícil do Vovô dos 3 jogos finais que fará, já que o time carioca é o 5º com 57 pontos e briga por vaga no G-4. Já o Fortaleza deve encarar um Palmeiras repleto de reservas, após a participação da equipe paulista no Mundial de Clubes da FIFA. O Verdão é o 7º colocado com 53 pontos e já tem vaga na Libertadores garantida pelo título de 2020.

Sobre a projeção para a 36ª rodada, farei cenários diferentes para cada um, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Como o Vovô já chegou aos 46 pontos e permaneceu na elite, a simulação para ele é pela vaga na Libertadores. 

Os rivais diretos do Vovô por vaga na Libertadores são 5: Corinthians (49 pontos), Bragantino (48 pontos), Athletico/PR (47 pontos), Santos (47 pontos) e Atlético/GO (46 pontos). 

Já o Fortaleza, a simulação continua sendo pela permanência, que pode ser confirmada matematicamente ao fim da rodada.

Os rivais diretos do Leão pela permanência são 4: Sport (41 pontos), Vasco (37 pontos), Bahia (37 pontos) e Goiás (33 pontos), O Coritiba com 28 pontos não pode mais ultrapassar o Leão e o Botafogo já está rebaixado com 24 pontos.


Resultados que interessam ao Ceará

6 jogos interessam diretamente ao Vovô por uma vaga na Libertadores

Santos x Coritiba - 13/02 - 19h - Vila Belmiro - Santos
Resultado Ideal: Empate

Aqui o importante é o tropeço do Santos. Como perder para o praticamente rebaixado Coritiba é muito difícil, torcer por um empate é bem mais possível.

Athletico Paranaense x Atlético Goianiense - 14/02 - 18h15 - Arena da Baixada - Curitiba
Resultado Ideal: Empate

Mais um confronto direto pelo G-8. E como ambos são adversários diretos do Ceará, o melhor resultado aqui é um empate, mas não deixar nenhum dos dois disparar.

Flamengo x Corinthians - 14/02 - 16h - Maracanã - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Flamengo

O Corinthians ocupa o 8º lugar almejado pelo Ceará. Portanto, uma derrota do Timão para o Flamengo, postulante ao título, é o ideal.

Palmeiras x Fortaleza - 14/02 - 18h15 - Allianz Parque - São Paulo
Resultado Ideal: Vitória do Palmeiras

O Verdão já tem vaga na Libertadores assegurada, mas para o G-8 se configurar ao fim da Série A, ele precisa ficar entre os 8 primeiros. Atualmente o Verdão é o 7º com 53 pontos, por isso os alvinegros torcem por uma vitória alviverde. Se a combinação acontecer, o Ceará também estará classificado para a Copa Sul-Americana.

Grêmio x São Paulo - 14/02 - 20h30 - Arena do Grêmio - Porto Alegre
Resultado Ideal: Vitória do Grêmio

É o mesmo cenário do Palmeiras. Como o Grêmio está na final da Copa do Brasil e pode garantir vaga na Libertadores se for campeão da copa, o G-8 só se configura se o time gaúcho ficar entre os 8. Então, o melhor é uma vitória gremista 

Sport x Bragantino - 15/02 - 20h - Ilha do Retiro - Recife
Resultado Ideal: Vitória do Sport

O Bragantino é um adversário direto do Ceará na luta pelo G-8 e um dos melhores times do returno da Série A, jogando um grande futebol. Portanto, o Sport vencer é o ideal, que vem embalado após vencer o líder Inter fora de casa.

1) Cenário ideal para o Ceará com vitória

Legenda: Uma vitória do Vovô contra o Fluminense pode deixá-lo em 8º ao fim da rodada, ou seja, na zona de classificação para a Libertadores, ultrapassando 4 concorrentes diretos pela vaga
Foto: Reprodução srgoool

Resultados que interessam ao Fortaleza

4 jogos interessam diretamente ao Leão pela permanência

Sport x Bragantino - 15/02 - 20h - Ilha do Retiro - Recife
Resultado Ideal: Vitória do Bragantino

O Sport é um adversário direto do Fortaleza na luta pela permanência, com ambos com 41 pontos. Além disso, também disputam uma vaga na Sul-Americana pelo 14º lugar. Assim, o melhor é o Sport tropeçar. 

Atlético Mineiro x Bahia - 13/02 - 19h - Mineirão - Belo Horizonte
Resultado Ideal: Vitória do Atlético

O Bahia é um dos rivais diretos do Leão e encara o Galo, com chances reduzidas de título e vaga na Libertadores garantida. Para o Fortaleza, o melhor é o Atlético vencer e ainda carregar suas minguadas chances de títulos

Vasco x Internacional - 14/02 - 16h - São Januário - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Inter

O Vasco foi derrotado por 3 a 0 para o Fortaleza na rodada anterior e está desesperado dentro do Z-4. A situação do time carioca é dramática e encara o líder da Série A. Para o Leão, uma derrota do Vasco, somada a sua vitória, garante o Tricolor na Série A 2021

Goiás x Botafogo - 13/02 - 17h - Serrinha - Goiânia
Resultado Ideal: Empate

O Goiás possui chances reduzidas de escapar da Série B e encara o já rebaixado Botafogo. Como uma vitória do fraco time carioca é muito difícil de acontecer, um empate é suficiente para que o Goiás não tenha mais chances de ultrapassar o Fortaleza.

2) Cenário ideal para o Fortaleza com vitória

Legenda: Uma vitória do Leão contra o Palmeiras fará o clube subir para o 14º lugar e abrindo 7 de vantagem para Z4, caso a rodada ajude, garantindo assim matematicamente a permanência na Série A. O time ainda entraria na zona de classificação da Copa Sul-Americana
Foto: Reprodução srgoool