35ª rodada da Série A: Cenários para o Vovô que visita o São Paulo, e o Leão que recebe o Vasco

A 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi de resultados distintos para Ceará e Fortaleza em confrontos diretos. Enquanto o Vovô perdeu para o Corinthians por 2 a 1 em São Paulo, o Leão venceu o Coritiba por 3 a 1 no Castelão. 

Com a derrota, o Vovô terminou a rodada em 12º, com 45 pontos e com a permanência na Série A praticamente garantida, foca em uma vaga na Libertadores pelo G-8.

Já o Tricolor de Aço, deixou o Z-4, ocupando a 15ª colocação com 38 pontos, ganhando moral e fôlego para a permanência.

E para a 35ª rodada, os dois representantes cearenses jogam apenas na quarta-feira. O Ceará visita o São Paulo no Morumbi às 21h, enquanto o Fortaleza recebe o Vasco, no Castelão, às 19h15. O São Paulo vem em queda livre na Série A e demitiu o técnico Fernando Diniz, com o interino Vizolli assumindo para pelo menos garantir uma vaga direta na Libertadores ao cair para a 4ª colocação com 48 pontos. O Vasco é o 16º com 37 e com um ponto a menos que o Tricolor de Aço, em um verdadeiro confronto direto pela permanência.

Sobre a projeção para a 35ª rodada, farei cenários diferentes para cada um, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Como o Vovô já chegou aos 45 pontos e permaneceu na elite, a simulação para ele é pela vaga na Libertadores. 

Os rivais diretos do Vovô por vaga na Libertadores são 5: Corinthians (48 pontos), Bragantino (47 pontos), Athletico/PR (46 pontos), Santos (46 pontos) e Atlético/GO (45 pontos). 

Já o Fortaleza, a simulação continua sendo pela permanência, já que o clube está ameaçado de rebaixamento. Ainda que ao fim da rodada o Leão possa voltar ao Z-4 caso perca para o Vasco e o Bahia vença o Goiás, a rodada pode ser muito favorável para o time cearense.

Os rivais diretos do Leão pela permanência são 5: Sport (38 pontos), Vasco (37 pontos), Bahia (36 pontos), Goiás (32 pontos), Coritiba (28 pontos). O Botafogo já está rebaixado com 24 pontos.

Resultados que interessam ao Ceará

3 jogos interessam diretamente ao Vovô por uma vaga na Libertadores

Atlético Goianiense x Santos - 06/02 - 21h - Antônio Accioly - Goiânia
Resultado Ideal: Empate

Os dois times são adversários diretos do Vovô na luta pelo G-8 e quem vencer pode subir na tabela. O Santos tem 46 pontos e o Dragão, 45. Por isso, o melhor resultado é o empate.

Bragantino x Flamengo - 07/02 - 20h30 - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista
Resultado Ideal: Vitória do Flamengo

O Massa Bruta é o 9º colocado com 47 pontos e joga um grande futebol na reta final da Série A. Mas o adversário é o Flamengo, embalado e disputando o título ponto a ponto com o Internacional. Assim, o melhor aqui é o Fla vencer.

Corinthians x Athletico Paranaense - 10/02 - 21h30 - Neo Química Arena - São Paulo
Resultado Ideal: Empate

Em outro confronto direto pelo G-8, o Timão com 48 pontos e o Furacão com 46, o melhor resultado é um empate, mas não deixar ninguém desgarrar.

Botafogo x Grêmio - 08/02 - 20h - Nilton Santos - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Grêmio

Aqui é não há nenhum rival direto do Vovô e sim torcida. Como o Grêmio faz a final da Copa do Brasil com o Palmeiras e pode ser campeão, abriria assim uma vaga na Libertadores. Mas para isso, ele precisa ficar entre os 8 da Série A, por isso precisa continuar vencendo, já que é o 7º.

1) Cenário ideal para o Ceará com vitória

Legenda: Uma vitória do Vovô contra o São Paulo pode deixá-lo em 9º ao fim da rodada, apenas um ponto do G-8, ultrapassando 3 concorrentes diretos pela vaga na Libertadores
Foto: Reprodução srgoool

Resultados que interessam ao Fortaleza

2 jogos interessam diretamente ao Leão pela permanência

Bahia x Goiás - 06/02 - 19h - Arena Fonte Nova - Salvador
Resultado Ideal: Vitória do Goiás

Por mais que aqui seja um confronto direto pela permanência, o Fortaleza tem 6 pontos de vantagem para o Goiás e apenas 2 para o Bahia. Por isso o melhor é o Goiás vencer, mas segurando o time baiano, mantendo boa vantagem para os dois.

Internacional x Sport - 10/02 - 19h - Beira-Rio - Porto Alegre
Resultado Ideal: Vitória do Inter

O Sport está empatado com o Leão em pontos, mas acima pelo número de vitórias. Por isso o melhor aqui é o líder Inter vencê-lo no Beira Rio.


2) Cenário ideal para o Fortaleza com vitória

Legenda: Uma vitória do Leão contra o Vasco fará o clube subir para o 14º lugar e abrindo 5 de vantagem para Z4, caso a rodada ajude. O time ainda entraria na zona de classificação da Copa Sul-Americana
Foto: Reprodução srgoool