32ª rodada da Série A: Cenários para o Vovô, que recebe o Palmeiras e para o Leão, que pega o Dragão

A 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi excelente para Ceará e Fortaleza, com vitórias maiúsculas. Enquanto o Vovô venceu para o Goiás por 4 a 0 na Serrinha, o Leão superou o Santos por 2 a 0 no Castelão. 

Com a vitória, o Vovô terminou a rodada em 10º, chegou aos 42 pontos e praticamente garantiu sua permanência na Série A.

Legenda: O Ceará venceu o Goiás por 4 a 0 na 31ª rodada
Foto: CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Já o Tricolor de Aço, saltou para a 14ª colocação com 35 pontos, ganhando fôlego na luta pela permanência   

Legenda: O Leão bateu o Santos por 2 a 0 na 31ª rodada da Série A
Foto: THIAGO GADELHA

E para a 32ª rodada, ambos jogam no domingo, com o Ceará recebendo o Palmeiras no Castelão às 16 horas, enquanto o Fortaleza visita o Atlético/GO, no Antônio Acioly. O Verdão vem de derrota para o Flamengo e se distanciou na luta pelo título, agora em 5º com 51, enquanto o Dragão vem de vitória fora de casa contra o Botafogo no Rio de Janeiro, estando em 13º com 39 pontos, já próximo da permanência na Série A.

Sobre a projeção para a 32ª rodada, farei cenários diferentes para cada um, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Como o Vovô precisa de apenas 3 pontos para que o objetivo inicial do clube seja cumprido, que é o de chegar aos 45 pontos e permanecer na elite, a simulação já pensando na vaga na Libertadores. 

Os rivais diretos do Vovô por vaga na Libertadores são 6: Fluminense (47 pontos), Corinthians (45 pontos), Santos (45 pontos), Bragantino (41 pontos), Atlético/GO (39 pontos) e Athletico/PR (39 pontos)

Já o Fortaleza, a simulação continua sendo pela permanência, já que o clube ainda está ameaçado de rebaixamento. O Leão tem apenas 3 pontos de vantagem para o Vasco, hoje no Z4 com 32 pontos. Como Bahia e Sport se enfrentam na rodada, o Leão não corre risco de entrar no Z4 na rodada.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 9 adversários diretos para o Leão na luta pela permanência: Bragantino (41 pontos), Athletico-PR (39 pontos), Atlético-GO (39 pontos), Bahia (32 pontos), Sport (32 pontos), Vasco (32 pontos), Goiás (26 pontos), Coritiba (26 pontos) e Botafogo (23 pontos)

Resultados que interessam ao Ceará

5 jogos interessam diretamente ao Vovô por uma vaga na Libertadores

Athletico Paranaense x Flamengo - 24/01 - 16h00 - Arena da Baixada - Curitiba
Resultado Ideal: Vitória do Flamengo

O Furacão pode chegar a 42 pontos se vencer o Flamengo. Por isso o melhor é o Rubro-Negro carioca vencer o time paranaense, o freando na tabela. O Fla embalou e voltou a sonhar com o título.

Santos x Goiás - 24/01 - 18h15 - Vila Belmiro - Santos
Resultado Ideal: Vitória do Goiás

O Santos tem 45 pontos e pode ser um rival direto do Ceará caso perca a final da Libertadores para o Palmeiras. Aqui é muito difícil que o Goiás vença, mas um tropeço seria ótimo para o Vovô.

Fluminense x Botafogo - 24/01 - 20h30 - São Januário - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Botafogo

No Clássico carioca, o Botafogo joga sua última chance. O time precisa ganhar os últimos 7 jogos para ter chance de escapar e ainda pode atrapalhar o Fluminense. O Flu é o 7º com 47 pontos e rival direto do Ceará. Assim, o melhor é que o Bota vença.

Atlético Goianiense x Fortaleza - 24/01 - 18h15 - Antônio Accioly - Goiânia
Resultado Ideal: Empate

O Atlético/GO tem 39 pontos e pode encostar no Ceará se vencer o Fortaleza. Como o torcedor alvinegro dificilmente torceria para o ferrenho rival vencer o jogo, o empate ainda é um tropeço para o Dragão, evitando uma aproximação.

Corinthians x Bragantino - 25/01 - 20h00 - Neo Química Arena - São Paulo
Resultado Ideal: Vitória do Bragantino

Aqui são dois adversários diretos, mas o Timão está em 8ºcom 45, por isso uma vitória dele é muito prejudicial. Por isso, por mais que o Bragantino encoste no Vovô em caso de vitória, é o melhor resultado.

1) Cenário ideal para o Ceará com vitória

Legenda: Uma vitória do Vovô contra o Palmeiras, mantém o clube na Série A com 45 pontos e pode deixá-lo em 8º ao fim da rodada, chegando muito forte na luta pela Libertadores. Restando 6 rodadas, o Vovô ultrapassaria Santos e Corinthians, colando no Fluminense
Foto: Reprodução srgoool

 

Resultados que interessam ao Fortaleza

5 jogos interessam diretamente ao Leão pela permanência

Santos x Goiás - 24/01 - 18h15 - Vila Belmiro - Santos
Resultado Ideal: Vitória do Santos

Para o Leão, o melhor resultado aqui é uma vitória do Santos, que deixaria o Goiás com apenas 26 pontos e praticamente rebaixado.

Fluminense x Botafogo - 24/01 - 20h30 - São Januário - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Fluminense

No Clássico carioca, o Botafogo joga sua última chance. Se perder para o Flu, o time da Estrela Solitária estará praticamente rebaixado.

São Paulo x Coritiba - 23/01 - 19h - Morumbi - São Paulo
Resultado Ideal: Vitória do São Paulo

O Coritiba tem a mesma pontuação do Goiás: 26. Se perder para o São Paulo, que precisa dar uma resposta para sua torcida após perda da liderança, estará praticamente rebaixado.

Vasco x Atlético Mineiro - 23/01 - 21h - São Januário - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Atlético

O Vasco é um rival direto do Leão com o mesmo número de pontos e abre o Z4. Por isso uma derrota do Cruz-Maltino é o ideal diante do Galo, que ainda sonha com o título.

Sport x Bahia - 24/01 - 18h15 - Ilha do Retiro - Recife
Resultado Ideal: Empate

Aqui é um confronto direto pela permanência, com os dois nordestinos empatados com 32 pontos, mesma pontuação do Fortaleza. Para ninguém disparar, o melhor resultado é o empate.

2) Cenário ideal para o Fortaleza com vitória

Legenda: Uma vitória do Leão contra o Atlético/GO, fará o clube se manter em 14º lugar e abrindo 6 de vantagem para Z4
Foto: Reprodução srgoool