31ª rodada da Série A: Cenários para o Vovô, que visita o Goiás e para o Leão, que recebe o Santos

A 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi de derrotas para Ceará e Fortaleza. Enquanto o Vovô perdeu para o Bragantino por 2 a 1 no Castelão, o Leão foi derrotado em Porto Alegre para o Internacional por 4 a 2 no Beira-Rio. Com as derrotas, os dois times cearenses não avançaram na tabela, com o Ceará caindo para 11ª colocação com 36 pontos, enquanto o Fortaleza ficou em 16º com 32.  

E para a 31ª rodada, ambos jogam na quinta-feira às 19 horas, com o Ceará visitando o Goiás na Serrinha, em Goiânia, enquanto o Fortaleza recebe o Santos, no Castelão. Enquanto o time goiano vem de derrota para o Flamengo na segunda-feira e está cada vez mais próximo do rebaixamento com 26 pontos, o Peixe é o 8º com 45 e ainda sonha com vaga na Libertadores de 2021.

Sobre a projeção para a 31ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é o tropeço do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela. Será o caso desta rodada, já que para o Fortaleza, não é interessante que o Goiás vença o Ceará e chegue aos 29 pontos. Assim, como é pedir muito para o torcedor do Leão torcer para uma vitória do Ceará, um empate é um resultado mais aceitável. 

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 9 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Athletico-PR (39 pontos), Bragantino (38 pontos), Atlético-GO (36 pontos), Sport (32 pontos), Vasco (32 pontos), Bahia (29 pontos), Goiás (26 pontos), Coritiba (25 pontos) e Botafogo (23 pontos)

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos. 

Embora o Vovô esteja na zona de classificação da Copa Sul-Americana, com 3 pontos de vantagem para o Atlético/GO, primeiro fora do grupo que se classifica, e sonhando também com uma vaga na Libertadores, o objetivo inicial do clube ainda precisa ser cumprido, que é o da permanência na elite. Faltam 6 pontos em 8 rodadas para o objetivo e o Vozão tem 10 pontos de vantagem para o Bahia. Já o Fortaleza, está fora da zona de classificação da Copa Sul-Americana, e está ameaçado de rebaixamento, já que tem apenas 3 pontos de vantagem para o Bahia, hoje no Z4 com 29 pontos. Se o time baiano vencer na rodada e o Leão perder, termina a rodada na zona de rebaixamento.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Goiás x Ceará - 21/01 - 19h - Serrinha - Goiânia
O Vovô vem de derrota para o Bragantino em casa por 2 a 1 e precisa fazer valer sua ótima performance como visitante, o 5º melhor da Série A, para voltar a vencer. Se o Vovô vencer, se aproxima da permanência e volta a sonhar com uma vaga na Libertadores.

Fortaleza x Santos - 21/01 - 19h - Castelão - Fortaleza
O Leão vem de derrota por 4 a 2 no Beira Rio para o Inter e não conseguiu abrir distância para o Z4. Assim, ao receber o Santos no Castelão, o Leão precisa vencer para não correr risco de entrar na zona de rebaixamento caso o Bahia vença. 

Botafogo x Atlético Goianiense - 20/01 - 17h - Nilton Santos - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Botafogo

O Botafogo é o último colocado da Série A e precisa vencer para manter as mínimas chances de escapar. E o adversário é o Atlético/GO, também lutando pela permanência. Como o Dragão tem 36 pontos, o melhor é que o Botafogo vença, chegue a 26, e segure um rival mais próximo de Ceará e Fortaleza.

Bahia x Athletico Paranaense - 20/01 - 18h - Arena Fonte Nova - Salvador
Resultado Ideal: Vitória do Athletico Paranaense

Como o Bahia abre o Z4, o melhor resultado para os times cearense é o Furacão vencer. O time paranaense está em 9º e se aproxima cada vez mais da permanência. Lembrando que uma vitória do Bahia pode deixar o Fortaleza no Z4 ao fim da rodada.

Coritiba x Fluminense - 20/01 - 20h30 - Couto Pereira - Curitiba
Resultado Ideal: Vitória do Fluminense

O Coritiba ensaiou uma reação para fugir do Z4 ao vencer o Vasco em São Januário. E caso vença o Flu, pode ficar bem próximo de sair. Assim, o melhor resultado aqui é uma vitória do Fluminense, que vem de goleada de 5 a 0 sofrida para o Corinthians.

Bragantino x Vasco - 20/01 - 21h30 - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista
Resultado Ideal: Empate

Como se trata de um confronto direto pela permanência, com o Bragantino reagindo ao vencer o Ceará no Castelão, o melhor resultado é um empate para deixar os dois estacionados na tabela. O Vasco, que vem de derrota em casa para o Coritiba, pode até entrar no Z4 em caso de nova derrota.

Corinthians x Sport - 21/01 - 21h - Neo Química Arena - São Paulo
Resultado Ideal: Vitória do Corinthians

Já praticamente livre do rebaixamento, o Corinthians sonha com Libertadores mas sofreu duro golpe ao ser goleado por 4 a 0 no clássico contra o Palmeiras na última segunda-feira. E como o Sport é adversário direto dos clubes cearenses pela permanência - tem a mesma pontuação do Fortaleza com 32 - o melhor aqui é a vitória do Timão.

1) Cenários para o Ceará

Com vitória
Legenda: Uma vitória do Ceará contra o Goiás, mantém o Vovô na zona da Copa Sul-Americana e fará o clube se manter forte na luta pela Libertadores, e praticamente garantindo a permanência na Série A, ao abrir ótimos 13 de vantagem para Z4
Foto: Reprodução srgoool

 
Com empate
Legenda: Se empatar com o Goiás, o Ceará pode se manter na zona da Sul-Americana e abrir um ponto a mais para o Z4 caso a rodada ajude
Foto: Reprodução srgoool

 
Com derrota
Legenda: Uma derrota para o Goiás é um resultado ruim para o Vovô, mas dependendo dos resultados, a equipe se mantém na mesma colocação e mantém a diferença atual para o Z4, que hoje é de 10 pontos
Foto: Reprodução srgoool

2) Cenários para o Fortaleza

Com Vitória
Legenda: Uma vitória do Leão contra o Santos, um excelente resultado pela qualidade do adversário, fará o clube chegar ao 14º lugar e abrindo 6 de vantagem para Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate
Legenda: Se empatar com o Santos no Castelão, um bom resultado, pela força do adversário, o Leão pode abrir um ponto a mais para o Z4, e ainda ganhar a posição do Sport, caso a rodada ajude
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota
Legenda: Uma derrota para o Santos no Castelão é um resultado ruim para o Leão, mas caso os resultados ajudem, a equipe não entra no Z4 e ainda mantém a diferença atual para o Bahia, que hoje é de 3 pontos
Foto: Reprodução srgoool