30ª rodada da Série A: Cenários para o Vovô, que recebe o Bragantino e Leão, que visita o Inter

A 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi de "pedreiras" para para Ceará e Fortaleza, com resultados distintos e de sensações diferentes para ambos. O Vovô venceu o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã, em uma de suas maiores vitórias na atual edição, o permitindo continuar sonhando com uma vaga na Libertadores pela ótima 10º colocação com 36 pontos.

Legenda: O Ceará venceu o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã pela 29ª rodada
Foto: ALEXANDRE BRUM/ESTADÃO CONTEÚDO

Já o Fortaleza empatou com o Grêmio no Castelão em 0 a 0 na estreia de Enderson Moreira, resultado com gosto agridoce. Se pela qualidade do adversário o empate não deve ser desprezado, pela situação na tabela não foi bom. Afinal, o Leão caiu para 16º e hoje é alvo de todos os times que estão no Z4, por ser o 1º fora da zona, com 32.

Legenda: O Fortaleza empatou com o Grêmio em 0 a 0 no Castelão pela 29ª rodada
Foto: JOSÉ LEOMAR
 

E para a 30ª rodada, os adversários de ambos tem pesos diferentes, com o Vozão recebendo o Bragantino, às 20h30 de domingo no Castelão, enquanto o Tricolor visita o embalado Internacional, no mesmo dia e horário, no estádio Beira-Rio. 

Sobre a projeção para a 30ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é o tropeço do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 9 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Athletico-PR (38 pontos), Atlético-GO (36 pontos), Bragantino (35 pontos), Sport (32 pontos), Vasco (32 pontos), Bahia (29 pontos), Goiás (26 pontos), Botafogo (23 pontos), Coritiba (22 pontos). 

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos. 

Embora o Vovô esteja consolidado na zona de classificação da Copa Sul-Americana, com 4 pontos de vantagem para o Bragantino, primeiro fora do grupo que se classifica, e sonhando também com uma vaga na Libertadores, o objetivo inicial do clube ainda precisa ser cumprido, que é o da permanência na elite. Faltam 6 pontos em 9 rodadas para o objetivo e o Vozão tem 10 pontos de vantagem para o Bahia. Já o Fortaleza, está fora da zona de classificação da Copa Sul-Americana, e está ameaçado de rebaixamento, já que tem apenas 3 pontos de vantagem para o Bahia, hoje no Z4 com 29 pontos. Se o time baiano vencer na rodada e o Leão perder, termina a rodada na zona de rebaixamento.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Ceará x Bragantino - 17/01 - 20h30 - Castelão - Fortaleza
O Ceará venceu o Flamengo de forma indiscutível no Maracanã por 2 a 0 e vem embalado na Série A. O sonho da vaga na Libertadores é real, mas primeiro, o Vovô precisa chegar aos 45 pontos e se manter na Série A. Se vencer o Bragantino hoje, em um confronto direto por vaga na Sul-Americana, o Ceará se aproximará da permanência. 

Internacional x Fortaleza - 17/01 - 20h30 - Beira-Rio - Porto Alegre
O Fortaleza tem um adversário difícil. O Colorado vem de 5 vitórias seguidas e voltou a sonhar com o título da Série A sob o comando de Abel Braga. Uma vitória pode igualar o Inter em pontos com o São Paulo, por isso a expectativa é de um Inter na pressão. Assim, o Leão de Enderson Moreira precisará ser efetivo para sair com um bom resultado de Porto Alegre.

Fluminense x Sport - 16/01 - 19h - Nilton Santos - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Fluminense

O Fluminense vem de goleada sofrida para o Corinthians por 5 a 0 e vem em baixa, mas precisa se reabilitar se ainda quiser uma vaga na Libertadores. Apesar disso, é favorito contra o Sport e deve vencer.  

Vasco x Coritiba - 16/01 - 21h - São Januário - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: empate

O Vasco vem reagindo com Luxemburgo no comando e vem se distanciando do Z4. Para o Vasco não disparar, o melhor resultado é o empate.

Santos x Botafogo - 17/01 - 16h - Vila Belmiro - Santos
Resultado Ideal: Vitória do Santos

O Santos vem embalado após incrível classificação para a final da Libertadores com direito a 3 a 0 contra o Boca Juniors e pega o combalido e desesperado Botafogo. Claro favorito, o Santos deve vencer e aumentar o desespero do Bota.

Athletico Paranaense x São Paulo - 17/01 - 16h - Arena da Baixada - Curitiba
Resultado Ideal: Vitória do São Paulo

O Athletico Paranaense vem reagindo na Série A e está próximo do Ceará na tabela. Para não ultrapassar o Vovô, a vitória do São Paulo, líder que vem pressionado por duas derrotas seguidas, ajudará bastante.

Atlético Mineiro x Atlético Goianiense - 17/01 - 18h15 - Mineirão - Belo Horizonte
Resultado Ideal: Vitória do Atlético Mineiro

O Atlético Mineiro está vivo na luta pelo título após tropeços recentes de São Paulo e Flamengo, recebendo um adversário chato e que tem se mantido longe do Z4. Como ainda não está livre, uma vitória do Galo mantém o Atlético em perigo.

Goiás x Flamengo 18/01 - 20h - Serrinha - Goiânia
Resultado Ideal: Vitória do Flamengo

O Goiás tem reagido na Série A e dá sinais que pode escalar da degola. Mas diante de um Flamengo pressionado por derrotas para Fluminense e Ceará, a tarefa é difícil e o time de Ceni é favorito.

Bahia x Corinthians - 28/01 - 19h - Arena Fonte Nova - Salvador
Resultado Ideal: Vitória do Corinthians

O Timão vem embalado após golear o Fluminense em Itaquera e vive grande momento com Vágner Mancini. Diante de um Bahia desesperado para sair do Z4, o melhor resultado é a vitória do Timão.

1) Cenários para o Ceará

Com vitória

Legenda: Uma vitória do Ceará contra o Bragantino, mantém o Vovô na 10ª colocação e fará o clube se manter forte na luta pela Libertadores, e praticamente garantindo a permanência na Série A, ao abrir ótimos 13 de vantagem para Z4
Foto: Reprodução srgoool

 

Com empate

Legenda: Se empatar com o Bragantino, o Ceará pode se manter em 10º e abrir um ponto a mais para o Z4 caso a rodada ajude
Foto: Reprodução srgoool

 

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o Bragantino é um resultado ruim para o Vovô, mas dependendo dos resultados, a equipe mantém a diferença atual para o Z4, que hoje é de 10 pontos
Foto: Reprodução srgoool

2) Cenários para o Fortaleza

Com Vitória

Legenda: Uma vitória do Leão contra o Inter fora de casa, um excelente resultado, fará o clube chegar ao 14º lugar e abrindo 6 de vantagem para Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Se empatar com o Inter no Beira-Rio, um bom resultado, pela força e boa fase do adversário, o Leão pode abrir um ponto a mais para o Z4, e ainda ganhar a posição do Sport, caso a rodada ajude
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o Inter no Beira Rio é um resultado normal para o Leão, pela força e boa fase do adversário, mas caso os resultados ajudem, a equipe não entra no Z4 e ainda mantém a diferença atual para o Z4, que hoje é de 3 pontos
Foto: Reprodução srgoool