29ª rodada da Série A: Cenários para Vovô e Leão, que têm adversários difíceis

A 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi amarga para Ceará e Fortaleza, com ambos derrotados. Enquanto o Vovô perdeu para o Internacional por 2 a 0 no Castelão, o Tricolor de Aço foi derrotado pelo Sport por 1 a 0 na Ilha do Retiro. Com o resultado, o Alvinegro terminou a rodada na 11ª colocação com 36 pontos, enquanto o Fortaleza está na 15ª colocação, com 31 pontos. 

E para a 29ª rodada, a missão de ambos é dura, com grande dificuldade para pontuar, ao enfrentar reconhecidamente dois times fortes, candidatos ao título da Série A. Enquanto o Leão encara o Grêmio no sãbado, às 21 horas no Castelão, o Vovô visita o Flamengo no domingo, às 16 horas no Maracanã.  
 
Sobre a projeção para a 29ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é o tropeço do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 9 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Athletico-PR (37 pontos), Atlético-GO (35 pontos), Bragantino (34 pontos), Sport (32 pontos), Vasco (29 pontos), Bahia (28 pontos), Goiás (26 pontos), Botafogo (23 pontos), Coritiba (21 pontos). 

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos. 

Embora o Vovô esteja consolidado na zona de classificação da Copa Sul-Americana, com 4 pontos de vantagem para o Sport, primeiro fora do grupo que se classifica, e sonhando também com uma vaga na Libertadores, o objetivo inicial do clube ainda precisa ser cumprido, que é o da permanência na elite. Faltam 9 pontos em 10 rodadas para o objetivo e o Vozão tem 8 pontos de vantagem para o Bahia. Já o Fortaleza, está fora da zona de classificação da Copa Sul-Americana, e está ameaçado de rebaixamento, já que tem apenas 3 pontos de vantagem para o Bahia, hoje no Z4 com 28 pontos. Se o time baiano e o Vasco vencerem na rodada e o Leão perder, o time termina a rodada na zona de rebaixamento.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Fortaleza x Grêmio - 09/01 - 21h - Castelão - Fortaleza
A derrota para o Sport custou o cargo de Marcelo Chamusca no Fortaleza e com o novo técnico, Enderson Moreira, o Leão precisa vencer o forte Grêmio no Castelão para se distanciar do Z4. O time gaúcho vem em ascensão na Série A e ainda sonha com o título.

Flamengo x Ceará - 10/01 - 16h - Maracanã - Rio de Janeiro
O Vovô foi derrotado pelo Inter no Castelão e precisa pontuar contra o Flamengo no Maracanã para continuar na briga por vaga na Libertadores e, paralelamente, buscar os pontos que restam para se manter matematicamente na Série A. Já o adversário, do técnico Rogério Ceni, vem pressionado por derrota de virada no Fla-Flu e precisa vencer para continuar lutando pelo título.

Sport x Palmeiras - 09/01 - 19h - Ilha do Retiro - Recife
Resultado Ideal: Vitória do Palmeiras

O Sport venceu o Fortaleza em confronto direto na rodada anterior e vem reagindo. E enfrenta em casa o Palmeiras, envolto em uma maratona de jogos e deve enfrentar o time pernambucano com um time alternativo. Ainda assim, uma vitória do Verdão é fundamental para o objetivo dos times cearenses.

Coritiba x Athletico Paranaense - 09/01 - 19h - Couto Pereira - Curitiba
Resultado Ideal: Vitória do Coritiba

O Coxa é o lanterna da Série A e seu rival tomou o 10º lugar que era do Ceará. Assim, ainda que seja difícil uma vitória do combalido Coritiba, é o melhor resultado para Ceará e Fortaleza.

Internacional x Goiás - 10/01 - 18h15 - Beira-Rio - Porto Alegre
Resultado Ideal: Vitória do Inter

O Goiás tem uma das melhores campanhas do returno e vem reagindo na Série A, com esperança de sair do Z4. Com 26 pontos, está 3 de sair e recebe o embalado Inter, que venceu o Ceará e a 4ª seguida na Série A. O Verdão vem em boa fase mas o Colorado em casa é favorito e deve vencer.

Atlético Goianiense x Bahia - 10/01 - 18h15 - Antônio Accioly - Goiânia
Resultado Ideal para o Ceará: Empate
Resultado Ideal para o Fortaleza: Vitória do Atlético/GO

O Confronto é direto pela permanência na Série A. Para o Ceará, o melhor resultado é um empate, já que evita que o ultrapasse em uma das combinações da rodada, mas para o Fortaleza, o Atlético/GO vencer é melhor, deixando o Bahia sem pontuar.

Vasco x Botafogo - 10/01 - 20h30 - São Januário - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Botafogo

Outro confronto direto na tabela, entre dois desesperados times cariocas. O Vasco está melhor, já que saiu do Z4 ao empatar com o Atlético/GO, e o Botafogo, que não sai do Z4 nem se vencer. Aqui o melhor resultado é a vitória do Bota, para segurar o Vasco.

Bragantino x Atlético Mineiro - 11/01 - 20h - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista
Resultado Ideal: Vitória do Atlético/MG

O Massa Bruta vem em alta após vencer o São Paulo por 4 a 2 e subir na tabela. Como o Bragantino é um rival direto dos cearenses, o melhor resultado é a vitória do Galo, candidato ao título e animado após derrotas de Fla e São Paulo na rodada.

1) Cenários para o Ceará

Com vitória
Legenda: Uma vitória do Ceará contra o Flamengo, um resultado espetacular pela força do adversário, fará o Vozão voltar com força a sonhar com uma vaga na Libertadores e abrir ótimos 10 de vantagem para Z4.
Foto: Reprodução srgoool

Com empate
Legenda: Se empatar com o Flamengo no Castelão, um ótimo resultado pela força do adversário, o Ceará pode se manter em 11º e abrir um ponto a mais para o Z4 caso a rodada ajude
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota
Legenda: Uma derrota para o Flamengo é um resultado normal para o Vovô por ser um jogo no Maracanã, mas dependendo dos resultados, a equipe mantém a diferença atual para o Z4, que hoje é de 8 pontos
Foto: Reprodução srgoool

2) Cenários para o Fortaleza

Com Vitória
Legenda: Uma vitória do Leão contra o Grêmio, um ótimo resultado, fará o clube chegar ao 14º lugar e abrindo 6 de vantagem para Z4.
Foto: Reprodução srgoool

Com empate
Legenda: Se empatar com o Grêmio no Castelão, um resultado aceitável, o Leão pode abrir um ponto a mais para o Z4, caso a rodada ajude
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota
Legenda: Uma derrota para o Grêmio é um resultado ruim para o Leão, mas caso os resultados ajudem, a equipe não entra no Z4 e ainda mantém a diferença atual para o Z4, que hoje é de 3 pontos
Foto: Reprodução srgoool