28ª rodada da Série A: Cenários para o Vovô, que recebe o Inter e o Leão, que visita o Sport

A 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, primeira do ano de 2021, reserva adversários em momentos distintos para Ceará e Fortaleza. Enquanto o Alvinegro enfrenta o 4º colocado Internacional, na quinta-feira, 7, às 19 horas no Castelão, o Tricolor de Aço visita o Sport em confronto direto pela permanência, na quarta-feira, 6, às 20h30, na Ilha do Retiro. Hoje o Vozão é o 10º colocado com 36, consolidado na zona de classificação da Sul-Americana, enquanto o Leão é o 14º com 31, ainda pressionado pela zona de rebaixamento. 

Hoje Vovô e Leão estão separados por 5 pontos e com cenários distintos pela permanência na Série A restando 11 rodadas. Enquanto para o Ceará restam 9 pontos para chegar aos "mágicos" 45, o Fortaleza precisa de 14. A vantagem do Ceará para o Z-4 é boa, já com uma "gordurinha", de 8 pontos, a vantagem do Fortaleza é de apenas 3 pontos, já que o Vasco, time que "abre" o Z-4, tem 28 pontos. Uma derrota para o Sport, somadas a vitórias de Sport, Bahia e Vasco, deixarão o Leão do Pici no Z-4.

Sobre a projeção para a 28ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quanto aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos na luta pela permanência, a melhor projeção para cada um deles é uma derrota do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela. No caso do jogo Sport x Fortaleza, o melhor resultado para o Ceará é um empate, por mais que seja tentador para a torcida alvinegra torcer para uma derrota leonina.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 9 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Athletico-PR (34 pontos), Atlético-GO (34 pontos), Bragantino (31 pontos), Sport (29 pontos), Bahia (28 pontos), Vasco (28 pontos), Goiás (23 pontos), Botafogo (23 pontos), Coritiba (21 pontos).

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos. Almejar uma vaga na Copa Sul-Americana ou até Libertadores, só após alcançar a pontuação de segurança.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Ceará x Internacional - 07/01 - 19h - Castelão - Fortaleza
No último jogo do ano de 2020, o Ceará empatou fora de casa com o Santos em 1 a 1 na Vila Belmiro, mostrando força e terminando o ano na primeira "página" da tabela. Sonhando com Libertadores, o Vovô recebe o 4º colocado Internacional e se vencer entra de vez na briga.

Sport x Fortaleza - 06/01 - 20h30 - Ilha do Retiro - Recife
O confronto é direto pela permanência na Série A e o Fortaleza precisa vencer para quebrar a marca de uma vitória nos últimos 11 jogos, se distanciando do Z-4. É um jogo de risco mas o Leão precisa se impor e vencer na Ilha

Botafogo x Athletico Paranaense - 06/01 - 19h15 - Nilton Santos - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Botafogo

Mais um confronto direto, com o time carioca desesperado e precisando vencer para diminuir a diferença para sair do Z4 que já é de 5 pontos. O rival é tecnicamente melhor, mas ainda precisa de pontos para ficar na Série A. Assim, o melhor resultado é um empate.

Coritiba x Goiás - 06/01 - 20h30 - Couto Pereira - Curitiba
Resultado Ideal: Empate

A mesma situação do jogo anterior ocorre neste, em mais um confronto direto pela permanência. A diferença é que ambos estão ainda mais desesperados que Botafogo e Athletico/PR. O melhor resultado também é um empate.

Grêmio x Bahia - 06/01 - 20h30 - Arena do Grêmio - Porto Alegre
Resultado Ideal: Vitória do Grêmio

Como o Bahia é um adversário direto de Ceará e Fortaleza, o melhor resultado é o time gaúcho vencer, embalado após garantir vaga na final da Copa do Brasil. 

Bragantino x São Paulo - 06/01 - 21h30 - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista
Resultado Ideal: Vitória do São Paulo

O Bragantino é um dos clubes que lutam pela permanência e enfrenta nada menos que o líder São Paulo. O Tricolor Paulista não deve deixar passar a chance de se manter em vantagem diante de Flamengo e Atlético/MG. Melhor resultado é vitória do São Paulo.

Atlético Goianiense x Vasco - 07/01 - 21h - Antônio Accioly - Goiânia
Resultado Ideal: Empate

Em outro confronto direto pela permanência, o melhor resultado é um empate, já que não faz nem o Vasco somar 3 pontos, em o Dragão escapar de Ceará e Fortaleza.

1) Cenários para o Ceará

Com vitória

Legenda: Uma vitória do Ceará contra o Inter, fará o Vozão ultrapassar Santos e Corinthians, que tiveram seus jogos adiados na rodada, chegando assim ao 8º lugar, sonhando cada vez mais com vaga na Libertadores e abrindo ótimos 11 de vantagem para Z4.
Foto: Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Se empatar com o Inter no Castelão, um resultado aceitável, o Ceará pode se manter em 10º e abrir um ponto a mais para o Z4 caso a rodada ajude
Foto: Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o Inter é um resultado ruim para o Vovô, mas dependendo dos resultados, a equipe mantém a 10ª colocação e diferença atual para o Z4, que hoje é de 8 pontos
Foto: Reprodução srgoool

2) Cenários para o Fortaleza

Com Vitória

Legenda: Uma vitória do Leão contra o Sport, um ótimo resultado, fará o clube chegar ao 13º lugar, voltando para a zona da Sul-Americana e abrindo 6 de vantagem para Z4.
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Se empatar com o Sport da Ilha do Retiro, um resultado aceitável, o Leão entrar na zona da Sul-Americana e abrir um ponto a mais para o Z4, caso a rodada ajude
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o Sport é um resultado terrível para o Leão, mas caso os resultados ajudem, a equipe não entra no Z4 e ainda mantém a diferença atual para o Z4, que hoje é de 3 pontos
Foto: Reprodução srgoool