23ª rodada da Série A: Cenários para o Vovô que visita o Vasco e o Leão, que 'seca' adversários

A 23ª rodada da Série A começou na quarta-feira com 3 jogos, entre eles o empate do Fortaleza em 1 a 1 com o Goiás no Castelão. O resultado foi ruim para o Tricolor, que agora fica de camarote torcendo para que seus adversários diretos tropecem. O Vovô, que jogou na quarta-feira a partida atrasada da 16ª rodada contra o São Paulo e empatou em 1 a 1, joga pela 23ª rodada na segunda-feira, em confronto direto contra o Vasco, às 18 horas em São Januário.

Hoje Fortaleza é o 9º colocado, com 29 pontos em 23 jogos, enquanto o Ceará é o 15º com 26 pontos em 22 jogos. E este jogo a menos que o Vovô tem pode igualar ambos em pontos na tabela, fazendo o Vovô ganhar 5 posições caso vença o cruzmaltino - time que abre o Z4 com 24 pontos - e os resultados da rodada ajudem. A vantagem do Leão para o Z4 é de 5 pontos, enquanto do Vovô é de dois.

Sobre a projeção para a 23ª rodada, farei 3 cenários diferentes para o Ceará, que joga segunda. Para o Fortaleza, que já entrou em campo, a melhor rodada possível de acordo com os resultados paralelos.

A rodada já começou boa para Ceará e Fortaleza, com as derrotas do Botafogo para o Atlético/MG por 2 a 1 no Mineirão, e do Coritiba por 1 a 0 para o Corinthians no Alto da Glória.

Como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para o Leão nesse caso é o Ceará empatar com o Vasco no Rio, mantendo o time carioca no Z4 com 25 pontos, portanto 4 de vantagem para o Z4, e ainda não deixando o Ceará igualar em pontuação. Claro que o torcedor tricolor que não pensar no campeonato todo e seu desfecho, torcerá para o eterno rival perder.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 10 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Corinthians (29 pontos), Athletico/PR (28 pontos), Bahia (28 pontos), Atlético-GO (27 pontos), Bragantino (26 pontos), Sport (25 pontos), Vasco (24 pontos), Coritiba (20 pontos) , Botafogo (20 pontos) e Goiás (16 pontos).

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos. Almejar uma vaga na Copa Sul-Americana ou até Libertadores, só após alcançar a pontuação de segurança. Não é pessimismo, é ser realista e respeitar o campeonato, sem ilusões e devaneios.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Vasco x Ceará

30/11 - 18h - São Januário - Rio de Janeiro

O Ceará vem de um bom empate com o São Paulo no Castelão, reagindo após eliminação na Copa do Brasil. O Vovô ainda está perto do Z4 e o time carioca abre o Z4. Uma vitória alvinegra fará o Ceará abrir 5 pontos e ganhar 5 posições na tabela

Santos x Sport

28/11 - 17h - Vila Belmiro - Santos

Resultado ideal: Vitória do Santos

O Santos vem embalado após vitória na Libertadores e pega um Sport em queda livre, já próximo do Z4. Favorito destacado, o time paulista vencer é importante para manter o time pernambucano atrás dos times cearenses.

Palmeiras x Athletico Paranaense

28/11 - 17h - Allianz Parque - São Paulo

Resultado ideal: Vitória do Palmeiras

O Athletico/PR vem reagindo da Série A e já está na 11ª colocação. Mas os 28 pontos ainda deixam o time como um adversário direto de Vovô e Leão. Por isso, a vitória do Palmeiras, que embalou  com o técnico Abel Ferreira, é importante.

Bahia x São Paulo

28/11 - 19h - Arena Fonte Nova - Salvador

Resultado ideal: Vitória do São Paulo

O Bahia também fez fazendo uma campanha de recuperação com a do Athletico/PR, mas sofreu um duro revés ao ser goleado pelo Bragantino por 4 a 0. Com 28 pontos, o time baiano tem pontuação próxima dos times cearenses, por isso a importancia de uma vitória do São Paulo.

Atlético Goianiense x Internacional

28/11 - 21h - Antônio Accioly - Goiânia

Resultado ideal: Vitória do Internacional

O Atlético/GO venceu o Sport em confronto direto na rodada anterior e reagiu. Assim, em casa, pode subir na tabela. O melhor é uma derrota do Dragão, por mais que o Colorado esteja em má fase.

Fluminense x Bragantino

30/11 - 20h - Maracanã - Rio de Janeiro

Resultado ideal: Vitória do Fluminense

O Fluminense está na parte de cima a tabela de forma surpreendente e recebe o Bragantino, que goleou o Sport, reagiu, mas ainda tem a mesma pontuação do Ceará. Por isso o melhor é que o Flu vença em casa.

1) Cenários para o Ceará

 

Com vitória

Legenda: Uma vitória do Ceará contra o Vasco na segunda-feira fará o Vozão subir 5 posições caso os resultados da rodada ajudem. Como o time carioca abre o Z4, o Ceará também abriria vantagem para 5 pontos. Além disso, igualaria a pontuação do rival Fortaleza
Foto: Reprodução / Sr. srgoool

Com empate

Legenda: Se empatar com o Vasco em São Januário, um resultado aceitável, o Ceará mantem a vantagem de 2 pontos para o Z4, contanto que a rodada ajude
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o Vasco é um resultado terrível para o Vovô, que cairia para 16º já que o time carioca o ultrapassaria, e ficar apenas 1 ponto do Z4, isso com a rodada ajudando
Foto: Reprodução srgoool

 

2) Melhor cenário para o Fortaleza

Legenda: A rodada perfeita para o Leão é que ele se mantenha em 9º, não sendo ultrapassado por nenhum adversário direto e ainda manter uma boa vantagem para o Z4, de quatro pontos
Foto: Reprodução srgoool