21ª rodada da Série A: Cenários para o Leão, que recebe o São Paulo e Ceará, que visita o Grêmio

A 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro reserva para Fortaleza e Ceará confrontos contra times da parte de cima da tabela, candidatos a vaga na Libertadores e porque não, o título. Enquanto o Tricolor recebe o São Paulo, no sábado, às 19 horas no Castelão, o Alvinegro visita o Grêmio, no mesmo dia e horário, em Porto Alegre, na Arena do time gaúcho. Hoje o Leão é o 12º colocado com 24 pontos, enquanto o Vovô é o 13º com os mesmos 24 pontos, mas tem um saldo de gols menor.

Apenas da rodada ser a 21ª, 10 dos 20 participantes estão com jogos a menos na tabela: Fortaleza e Ceará tem um jogo a menos que a maioria dos adversários.

Hoje Leão e Vovô tem 4 pontos de vantagem para o Botafogo, time que abre o Z4, mostrando um equilíbrio entre as forças da Série A, com uma pontuação melhor distribuída entre os participantes.

Sobre a projeção para a 21ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quanto aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é uma derrota do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 10 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência:, Bahia (25 pontos), Sport (25 pontos), Corinthians (25 pontos), Atlético-GO (23 pontos), Coritiba (20 pontos), Bragantino (20 pontos), Botafogo (20 pontos), Vasco (19 pontos),  Athletico/PR (19 pontos) e Goiás (12 pontos).

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos. Apesar de ambos estarem 7 pontos do G-6, que hoje leva à Pré-Libertadores, as projeções precisam ser ainda pelo 1º objetivo que é a permanência na Série A do Brasileiro.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Jogos da 21ª rodada

Fortaleza x São Paulo - 14/11 - 19h - Castelão - Fortaleza
Vindo de 3 derrotas seguidas e Tricolor de Aço precisa reagir na Série A. Com a saída de Ceni para o Flamengo, o clube contratou Marcelo Chamusca, que estreia no sábado. O adversário tem qualidade, vem de vitória contra o Rubro-Negro de Ceni pela Copa do Brasil, mas deve atuar com um time alternativo. Jogo difícil para o Fortaleza.

Grêmio x Ceará - 14/11 - 19h - Arena do Grêmio - Porto Alegre
O Vovô vem atuação ruim contra o Palmeiras no meio de semana pela Copa do Brasil e a derrota por 3 a 0 foi inconstestável. Agora é pensar no Grêmio, que também está na competição de mata-mata, por isso deve vir com seu time alternativo, mesmo em casa. A dúvida é se o Ceará fará o mesmo ou jogará com força máxima. O certo é que o duelo é duríssimo, com o time gaúcho embalado.

Sport x Vasco - 14/11 - 16h30 - Ilha do Retiro - Recife
Resultado Ideal: empate

O confronto é direto pela permanência, mesmo com os dois clubes separados por 6 pontos. Para o Sport não disparar, já que tem 25 pontos, o melhor resultado é um empate, deixando o Vasco com 20.

Goiás x Athletico Paranaense - 14/11 - 17h - Serrinha - Goiânia
Resultado Ideal: Vitória do Goiás

Outro confronto direto, entre dois times do Z4. O Goiás é o pior time da Série A, não vence há meses, mas como tem apenas 12 pontos, é melhor ele vencer do que o Furacão, que tem 19.

Corinthians x Atlético Mineiro - 14/11 - 19h - Neo Química Arena - São Paulo
Resultado Ideal: Vitória do Atlético Mineiro

O Timão faz um campeonato ruim e não consegue sair do "bolo" na luta contra o Z4. Enfrenta um embalado Galo, que goleou o Flamengo no Mineirão por 4 a 0. Assim, melhor que o Atlético continue vencendo, deixando o Timão estacionado.

Flamengo x Atlético Goianiense - 14/11 - 21h30 - Maracanã - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: Vitória do Flamengo

O Flamengo, agora com Rogério Ceni no comando, precisa reagir na Série A após goleada sofrida pelo Galo. É favorito e precisa vencer o Dragão, que caiu de rendimento e está com 23 pontos, próximo do Z4. Melhor o Mengão deixá-lo por ali mesmo.

Coritiba x Bahia - 16/11 - 18h - Couto Pereira - Curitiba
Resultado Ideal: empate

Outro confronto direto na luta contra o rebaixamento. Aplico o mesmo raciocionio do jogo entre Sport x Vasco.  Para o Bahia não disparar, já que tem 25 pontos, o melhor resultado é um empate, deixando o Coxa com 21. 

Botafogo x Bragantino - 16/11 - 20h - Nilton Santos - Rio de Janeiro
Resultado Ideal: empate

Empatados com 20 pontos, os dois clubes estão desesperados na tabela. O Braga está fora do Z4 pelo número de vitórias. O time carioca, agora comandado pelo experiente técnico argentino Ramón Diaz, está mais pressionado, mas o melhor resultado é o empate, para segurar os dois.

1) Cenários para o Fortaleza

Com vitória

Legenda: Uma vitória diante do São Paulo no Castelão fará o Fortaleza ganhar 3 posições na tabela e ainda pode abrir ótimos 6 pontos para o Z4
Foto: Reprodução / srgoool

Com empate

Legenda: Empatar em casa com o São Paulo não é um resultado ruim, e se a rodada ajudar, o Leão ganha uma posição e mantém 4 pontos para o Z4
Foto: Reprodução / srgoool

 

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o São Paulo no Castelão é um resultado ruim, mas se acontecer e os resultados ajudarem, a diferença para o Z4 cai em apenas um ponto
Foto: Reprodução / srgoool

 

2) Cenários para o Ceará

Com Vitória

Legenda: Uma vitória do Ceará contra o Grêmio fora fará o time cearense saltar para a 9ª colocação, e se os resultados ajudarem, além de ultrapassar o rival Fortaleza, abre ótimos 6 pontos para o Z4
Foto: Reprodução / srgoool

 

Com empate

Legenda: Um empate com o Grêmio em Porto Alegre é um bom resultado para o Vovô e se os resultados ajudarem, o Vovô pode ganhar duas posições, além de manter 4 pontos de vantagem para o Z4
Foto: Reprodução / srgoool

 

Com derrota

Legenda: Uma derrota em Porto Alegre diante do Grêmio é um resultado normal para o Ceará, mas os danos da rodada podem ser menores caso os resultados ajudem, mantendo o Vovô na mesma colocação e vantagem para o Z4 caindo apenas um ponto
Foto: Reprodução / srgoool