19ª rodada da Série A: Cenários para Leão e Vovô, que enfrentam times cariocas

A 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro reserva para Fortaleza e Ceará confrontos contra times cariocas.  Enquanto o Tricolor recebe o Fluminense, no sábado, às 21 horas no Castelão, o Alvinegro visita o Botafogo no mesmo dia, às 17 horas no Nilton Santos. Hoje o Leão é o 8º colocado com 24 pontos, enquanto o Vovô é o 10º com 22.

Apenas da rodada ser a 19ª, ou seja, a última do 1º turno, 11 dos 20 participantes estão com jogos a menos na tabela: o Fortaleza tem dois jogos a menos, e o Ceará, um.

Hoje o Leão tem 6 pontos de vantagem para o Vasco, time que abre o Z4, enquanto o Vovô tem quatro, mostrando um equilíbrio entre as forças da Série A, com uma pontuação melhor distribuída entre os participantes.

Sobre a projeção para a 19ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quanto aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é uma derrota do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela. E será o caso desta rodada, já que uma vitória do Botafogo é prejudicial ao Fortaleza, pois o time carioca pode se aproximar na pontuação. Assim, mesmo que o torcedor do Leão não vá torcer para o rival pontuar, o melhor resultado para o Tricolor é um empate entre Botafogo x Ceará.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 10 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Atlético-GO (22 pontos), Sport (21 pontos), Corinthians (21 pontos), Bahia (19 pontos), Bragantino (19 pontos), Botafogo (19 pontos), Vasco (18 pontos), Athletico/PR (16 pontos), Coritiba (16 pontos) e Goiás (11 pontos).

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos. Apesar do Leão estar próximo do G6, apenas 3 pontos abaixo do 6º colocado, o São Paulo, e o Vovô três, as projeções precisam ser ainda pelo 1º objetivo que é a permanência.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Jogos da 19ª rodada

Botafogo x Ceará - 31/10 - 17h - Nilton Santos - Rio de Janeiro

O Ceará vem em ascenção na Série A com 4 jogos invicto e enfrenta um time em crise e sem técnico. Mesmo fora de casa, a chance de vitória do Vovô é grande.

Fortaleza x Fluminense - 31/10 - 21h - Castelão - Fortaleza

O Fortaleza vem de eliminação para o São Paulo na Copa do Brasil e busca a retomada agora na Série A, realizando grande campanha, com longa sequência invicta. O Flu está no G4, em alta e deve ser um adversário complicado. Mas em casa o Leão precisa vencer.

Coritiba x Atlético Goianiense - 31/10 - 19h - Couto Pereira - Curitiba
Resultado ideal: Vitória do Coritiba

No confronto de dois clubes que lutam para não cair, o Coritiba está abaixo na tabela com 16 pontos, contra 22 do Dragão. Assim, é melhor que o Coxa vença, para deixar o time goiano sem pontuar, com os dois abaixo dos times cearenses.

Corinthians x Internacional - 31/10 - 19h - Neo Química Arena - São Paulo
Resultado ideal: Vitória do Inter

No confronto entre um time em crise como o Timão, e o líder Internacional, a vitória colorada é mais viável, mas o importante é o Corinthians tropeçar. 

Sport x Athletico Paranaense - 01/11 - 16h - Ilha do Retiro - Recife
Resultado ideal: Empate

Os dois Rubro Negros fazem um confronto direto pela permanência, com o pernambucano melhor na tabela, mas bem próximo de Fortaleza e Ceará. Por isso, o melhor resultado é um empate,

Santos x Bahia - 01/11 - 18h15 - Vila Belmiro - Santos
Resultado ideal: Vitória do Santos

O Santos vem de empate com o Ceará pela Copa do Brasil na VIla Belmiro e derrota para o Flu na Série A e precisa se recuperar. Enfrentará o Bahia, que está ameçado de entrar no Z4. Aqui é interessante uma vitória do time paulista.

Goiás x Vasco - 01/11 - 20h30 - Serrinha - Goiânia
Resultado ideal: Vitória do Goiás

Em um confronto direto dentro do Z4, o Vasco esta mais próximo de sair e o time goiano afundado na última colocação. Por isso é melhor o Goiás vencer, já que nem assim sai da lanterna e ainda segura o Vasco.

Grêmio x Bragantino - 02/11 - 20h - Arena do Grêmio - Porto Alegre
Resultado ideal: Vitória do Grêmio

O time gaúcho vem reagindo e subindo na tabela e enfrenta um time que está próximo do Z4 e vem de derrota para o Palmeiras na Copa do Brasil. Assim, o melhor é o time gaúcho vencer e deixar o Massa Bruta lá embaixo.

1) Cenários para o Fortaleza

Com vitória

Legenda: Uma vitória do Leão pode o deixar bem próximo do G6, além, claro, de abrir excelentes 8 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Um empate em casa contra o Fluminense não é o melhor dos resultados, mas pode manter o Leão com 6 pontos de vantagem para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o Fluminense em casa é um resultado ruim para o Leão, mas se os resultados da rodada ajudarem, a vantagem para o Z4 não reduz mais que um ponto
Foto: Reprodução srgoool

2) Cenários para o Ceará

Com Vitória

Legenda: Uma vitória do Vovô fora de casa contra o Botafogo pode o deixar bem próximo do G6, além, claro, de abrir excelentes 6 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Um empate fora com o Botafogo não é um resultado ruim, com o Vovô se mantendo na 10ª colocação e a mesma distância para o Z4 se os resultados da rodada ajudarem
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o combalido Botafogo é um resultado ruim para o Vovô, mas se os resultados da rodada forem favoráveis, o clube se mantém na 10º posição e sua vantagem para o Z4 reduz apenas um ponto
Foto: Reprodução srgoool