18ª rodada da Série A: Cenários para Ceará, que recebe o Coritiba; Fortaleza 'folga'

A 18ª rodada da Série A só terá um time cearense em campo: o Ceará. O Alvinegro recebe o Coritiba, no sábado, às 19 horas no Castelão, em busca da reabilitação após perder a final do Estadual para o Fortaleza. O Tricolor de Aço não entrará em campo no fim de semana pela 18ªrodada, já que fará o duelo de volta da Copa do Brasil com o São Paulo, no domingo, no Morumbi. Pela tabela original, o Tricolor do Pici, que está em 7º com 24 pontos, jogaria fora de casa contra Bahia. O adiamento do jogo do Fortaleza é apenas um de muitos ao longo desta Série A. Apenas 8 dos 20 participantes estão em "dia" com a tabela, nem nenhuma partida atrasada a realizar. 

Assim, a projeção de resultados desta semana será apenas o Ceará. O time alvinegro está em 14º com 19 pontos em 16 jogos e uma vitória pode levar o Vovô ao G-10, abrindo uma pontuação importante para o Z4. Hoje o Vovô tem 2 pontos de vantagem para o Athletico-PR, a mesma para seu adversário na rodada, o Coritiba, mostrando um equilíbrio entre as forças da Série A, com uma pontuação melhor distribuída entre os participantes. 

Sobre a projeção para a 18ª rodada, farei 3 cenários diferentes para o Vozão, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 10 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Atlético-GO (22 pontos), Corinthians (21 pontos), Sport (20 pontos), Bahia (19 pontos), Botafogo (19 pontos), Vasco (18 pontos), Athletico/PR (16 pontos), Coritiba (16 pontos), Bragantino (16 pontos) e Goiás (10 pontos). 

Com isso, o importante é Vovô continuar focado em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos.

Vamos às projeções dos jogos que interessam ao Vovô nesta rodada! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Ceará x Coritiba 24/10 - 19h - Castelão - Fortaleza
O Vovô perdeu o título estadual para o Fortaleza na última quarta-feira, em jogo que desperdiçou inúmeras chances de gol. Agora, pensando na Série A, precisa se reabilitar, e atuará contra uma equipe que está no Z4, por isso, um confronto direto pela permanência. A vitória alvinegra é necessária e qualquer outro resultado aumentará bastante a pressão no Vovô.

Bragantino x Goiás - 24/10 - 17h - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista
Resultado ideal: Empate

Em um duelo direto entre os dois últimos colocados, o melhor resultado é um empate. O Bragantino está um pouco melhor, e se vencer pode alcançar o Vovô.

Atlético Mineiro x Sport - 24/10 - 21h - Mineirão - Belo Horizonte
Resultado ideal: Vitória do Atlético/MG 

O Sport está em queda livre já "alcançavel" pelo Ceará. Por isso, o Galo, que precisa se recuperar após derrota para o Bahia, precisa fazer o dever de "casa".
 
Atlético Goianiense x Palmeiras - 25/10 - 16h - Olímpico - Goiânia
Resultado ideal: Vitória do Palmeiras

Embora o Palmeiras esteja com a mesma pontuação do time goiano, 22, é impensável que o time paulista lute contra o rebaixamento. Por isso, o importante é que o Palmeiras vença e se reabilite após 4 derrotas seguidas na Série A, "segurando" o Atlético/GO.
 
Athletico Paranaense x Grêmio - 25/10 - 18h15 - Arena da Baixada - Curitiba
Resultado ideal: Vitória do Grêmio

O Athletico Paranaense faz uma campanha muito abaixo da esperada e está no Z4. Assim, é importante que o Grêmio vença na Baixada. 

2) Cenários para o Ceará

Com Vitória

Legenda: Se o Vozão ganhar a partida contra o Coritiba, o time pode chegar ao G-10, caso os resultados da rodada ajudem. Além disso, pode abrir 5 pontos para o Z4
Foto: Reprodução / srgoool

Com empate

Legenda: Se o Vozão empatar com o Coritiba em casa, e os resultados da rodada ajudarem, o time pode ganhar uma posição e abrir 1 ponto a mais para o Z4
Foto: Reprodução / srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota do Ceará para o Coritiba no Castelão seria catastrófica, mas se a rodada ajudar, o Vovô ainda ficaria 2 pontos longe do Z4
Foto: Reprodução srgoool