17ª rodada da Série A: Cenários para Leão, que recebe o Palmeiras e Vovô que visita o Fluminense

A 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi de "folga" para Fortaleza e Ceará, que tiveram seus jogos contra Vasco e São Paulo adiados, portanto, com a dupla cearense ficando com um jogo a menos que a maioria de seus adversários diretos. Embora ambos não tenham jogado pela Série A no meio de semana, só o Ceará teve a semana cheia (a primeira desde o retorno do futebol em julho), já que o Tricolor de Aço enfrentou o São Paulo pela Copa do Brasil no Castelão e empatou em 3 a 3. 

E sem entrar em campo, Fortaleza e Ceará viram seus adversários diretos na luta pela permanência conseguirem bons resultados. O Coritiba venceu o Palmeiras por 3 a 1 fora de casa, o Atlético/GO venceu o Santos também fora, e o Corinthians bateu o Athletico/PR no Paraná. Com os resultados, o Tricolor se manteve em 8º com 21 pontos e o Vovô perdeu duas posições, ficando em 13º com 18.

Ou seja, ir bem na 17ª rodada se tornou ainda mais importante, embora os adversários não sejam fáceis. O Ceará visita o Fluminense no sábado no Maracanã, em um jogo em que o time cearense está empolgado ao bater o Corinthians no Castelão de virada e quer tirar pontos do Flu, 5º colocado com 25 e em grande fase. 
O Fortaleza joga no dia seguinte, no domingo, às 20h30 contra o Palmeiras, no Castelão. O Leão jogou muito bem diante do São Paulo na quarta-feira, se superando mais uma vez, enquanto o Palmeiras está em crise após 3 derrotas seguidas, demitindo Vanderlei Luxemburgo. Assim, a chance leonina de ultrapassar o time paulista com uma vitória é grande, já que a diferença de pontos é de apenas um a mais para o Verdão.

Hoje Leão e Vovô estão separados por apenas 3 pontos, com campanhas bem parecidas e buscam se manter equilibrados após a 17ª rodada, abrindo vantagem para a zona de rebaixamento. Hoje o Leão tem 5 pontos de vantagem para o Coritiba, time que abre o Z4, enquanto o Vovô 2 pontos, mostrando um equilíbrio entre as forças da Série A, com uma pontuação melhor distribuída entre os participantes. 

Sobre a projeção para a 17ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é o tropeço do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 10 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Atlético-GO (21 pontos), Sport (20 pontos), Vasco (18 pontos), Corinthians (18 pontos), Botafogo (18 pontos), Bahia (16 pontos), Coritiba (16 pontos), Athletico/PR (15 pontos), Bragantino (13 pontos) e Goiás (10 pontos). 

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Jogos da 17ª rodada

Fluminense x Ceará - 17/10 - 19h - Maracanã - Rio de Janeiro
O Ceará visita o Fluminense no sábado no Maracanã, em um jogo em que o time cearense está empolgado ao bater o Corinthians no Castelão de virada e quer tirar pontos do Flu, em grande fase, com 5 jogos sem perder. Mas confiante e com fôlego renovado após uma rara semana cheia para treinos, o Vovô quer surpreender.

Fortaleza x Palmeiras - 18/10 - 20h30 - Castelão - Fortaleza
O Fortaleza jogou muito bem diante do São Paulo na quarta-feira, se superando mais uma vez com jogadores a menos, enquanto o Palmeiras está em crise após 3 derrotas seguidas, demitindo Vanderlei Luxemburgo. Assim, a chance leonina de ultrapassar o time paulista com uma vitória é grande, já que a diferença de pontos é de apenas um a mais para o Verdão.

Coritiba x Santos - 17/10 - 19h - Couto Pereira - Curitiba
Resultado ideal: Vitória do Santos
O Coxa é o 16º com 16 pontos mas vem de grande vitória diante do Palmeiras. E o Santos de derrota para o Atlético/GO em casa. Claro que o melhor é uma vitória do time paulista.

Atlético Goianiense x Athletico Paranaense - 17/10 - 19h - Olímpico - Goiânia
Resultado ideal: Empate
O duelo de "xarás", tem o goiano surpreendentemente na frente na tabela. Por isso o melhor resultado é o empate, mas não deixar nenhum dos dois saltar na tabela.

Corinthians x Flamengo - 18/10 - 16h - Neo Química Arena - São Paulo
Resultado ideal: Vitória do Flamengo
Em um dos maiores clássicos do país, o Timão chega empolgado pela vitória diante do Athletico/PR que o tirou na zona de rebaixamento. Mas o adversário é o Flamengo, que engrenou na Série A e está na cola do líder Galo. Melhor resultado é a vitória do Mengão.

Internacional x Vasco - 18/10 - 18h15 - Beira-Rio - Porto Alegre
Resultado ideal: Vitória do Inter
O Colorado é o 3º colocado e vem de goleada fora de casa em cima do Sport. É franco favorito diante de um Vasco em queda e com técnico novo, o Portugues Ricardo Sá Pinto. O melhor resultado é o Inter vencer.

Bragantino x Sport - 18/10 - 20h30 - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista
Resultado ideal: Vitória do Bragantino
Em um confronto direto pela permanência, o melhor resultado aqui é vitória do Bragantino. Explico: o time paulista tem 13, e o Sport tem 20, por isso é melhor o time paulista andar degraus dentro do Z4 e segurar o time pernambucano, que vem de 3 derrotas seguidas.

Botafogo x Goiás - 19/10 - 20h - Nilton Santos - Rio de Janeiro
Resultado ideal: Empate
Em outro confronto direto, o Botafogo vem de derrota para o Grêmio, tendo freada sua reação. Já o Goiás, é o último e cedeu resultados nos minutos finais contra Fla e Bahia. Aqui o empate é melhor, pela fragilidade do Goiás, que não parece ter forças para vencer, ainda mais fora de casa.

Bahia x Atlético Mineiro - 19/10 - 20h - Pituaçu - Salvador
Resultado ideal: Vitória do Atlético/MG
O time baiano ainda não engrenou mas arrancou um empate com o Goiás com um a menos. O problema é que o adversário é o lider Galo. Embora ainda não tenha um grande desempenho fora de casa, melhor o Atlético/MG vencer.

1) Cenários para o Fortaleza 

Com vitória

Legenda: Se vencer o Palmeiras, o Tricolor de Aço pode terminar a rodada na excelente 7ª colocação, perto da zona da Libertadores, e abrir 8 para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Se empatar com o Palmeiras, o Tricolor de Aço e os resultados ajudarem, pode terminar a rodada na mesma colocação e abrir 6 para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Se perder para o Palmeiras, o Tricolor de Aço pode ter danos mínimos caso os resultados da rodada ajudem, perdendo apenas uma posição e mantendo a distância de 5 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

2) Cenários para o Ceará

Com Vitória

Legenda: Se vencer o Flu fora de casa, o Ceará pode saltar para o ótima 9ª colocação, ganhando 4 posições na rodada, inclusive a do rival Fortaleza e ainda abrindo 5 para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Caso empate com o Fluminense fora, que ainda é um bom resultado, pode manter o Vovô praticamente intacto na tabela e se os resultados ajudem, ainda abrir 3 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota do Ceará para o Flu não é o resultado desejado dos alvinegros, mas se acontecer e os resultados da rodada ajudarem, o Vovô pode manter os 2 pontos de vantagem que tem para o Z4
Foto: Reprodução srgoool