15ª rodada da Série A: Cenários para Leão e Vovô que terão confrontos diretos

A 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro reserva confrontos diretos para Fortaleza e Ceará.  Enquanto o Tricolor visita o Coritiba, no sábado, às 19 horas no Couto Pereira, o Alvinegro recebe o Corinthians no domingo, às 20h30 no Castelão. Hoje o Leão é o 9º colocado com 20 pontos, enquanto o Vovô é o 14º com 15. Os adversários dos times cearenses jogam o mesmo "campeonato", que no momento é de permanência na Série A: o Coritiba é o 18º com 12 pontos, e o Corinthians é o 15º com 15. 

Hoje o Leão tem 5 pontos de vantagem para o Atlético/GO, time que abre o Z4, enquanto o Vovô tem a mesma pontuação do time goiano, mostrando um equilíbrio entre as forças da Série A, com uma pontuação melhor distribuída entre os participantes. Hoje são 6 times com 15 pontos, do 12º colocado Athletico/PR ao primeiro time no Z4, o Botafogo, na 17ª colocação.

Sobre a projeção para a 15ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quanto aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é uma derrota do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela. E será o caso desta rodada, já que uma vitória do Coritiba é prejudicial ao Ceará, pois o time paranaense pode se aproximar na pontuação. Assim, mesmo que o torcedor do Vovô não vá torcer para o rival pontuar, o melhor resultado para o Ceará é um empate entre Coritiba x Fortaleza.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 10 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Sport (20 pontos), Vasco (18 pontos), Athletico/PR (15 pontos), Atlético-GO (15 pontos), Corinthians (15 pontos), Bahia (15 pontos), Botafogo (15 pontos), Coritiba (12 pontos), Bragantino (12 pontos) e Goiás (9 pontos). 

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos. Apesar do Leão estar próximo do G6, apenas 1 ponto abaixo do 6º colocado, o Fluminense, as projeções precisam ser ainda pelo 1º objetivo que é a permanência. Por isso nesta rodada em especial, vitórias de Fluminense, Santos, Sport e São Paulo, que evitam que o Leão chegue ao G6 em caso de vitória sobre o Coritiba, podem ser frustrantes agora, mas ajudarem no 1º objetivo, já que freiam seus adversários diretos. 

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Jogos da 15ª rodada

Coritiba x Fortaleza (10/10 - 19h - Couto Pereira - Curitiba)
O Leão fez uma partida memorável ao vencer com um jogador a menos o líder Atlético Mineiro e caminha para uma campanha segura, sem sustos pela permanência e sonhar com competições internacionais. Uma vitória contra o combalido Coxa é essencial para continuidade deste processo, já que também é um confronto direto pela permanência na elite. Embora o jogo seja fora de casa, o Leão é favorito e deve vencer.

Ceará x Corinthians (11/10 - 20h30 - Castelão - Fortaleza)
Os dois alvinegros estão empatados em pontos, 15, e duelam no Castelão para ganhar fôlego com a zona de rebaixamento próxima. O Vovô conseguiu um bom empate fora de casa com o Athletico/PR, embora tenha estado mais próximo de vencer. Assim, uma vitória contra o Timão, é determinante para o Vovô voltar para a primeira página da tabela e projetar uma campanha mais segura. 

Vasco x Flamengo (10/10 - 17h - São Januário - Rio de Janeiro)
Resultado Ideal: Vitória do Flamengo

O Vasco vem caindo de produção da Série A e aos poucos começa a entrar em seu campeonato "real", de permanência na elite. Para complicar a vida do time da cruz de malta, que demitiu o técnico Ramon Meneses, o adversário é o embalado na busca pela liderança e eterno rival Flamengo. Aqui, o melhor resultado para os cearenses é uma derrota do Vasco.

Atlético Mineiro x Goiás (10/10 - 21h - Mineirão - Belo Horizonte)
Resultado Ideal: Vitória do Atlético/MG

O Galo foi superado com justiça pelo Fortaleza na rodada anterior e perdeu o embalo na Série A. Mas continua líder e tem a obrigação de vencer o lanterna Goiás, que ameaçou reagir mas já está em crise com Enderson Moreira no comando. Como joga em casa e está 100% no Mineirão, o Galo vencer é natural e o resultado seria bem vindo. 

Fluminense x Bahia (11/10 - 16h - Maracanã - Rio de Janeiro)
Resultado Ideal: Vitória do Fluminense

O time carioca reagiu bem a eliminação na Copa do Brasil e está no G-6. O adversário é o Bahia, que tem qualidade para estar melhor colocado, mas hoje é adversário direto de Leão e Vovô, por isso o melhor é o Tricolor carioca vencer.

Atlético Goianiense x Bragantino (11/10 - 18h15 - Olímpico - Goiânia)
Resultado Ideal: Empate

Como se trata de um confronto direto na parte debaixo da tabela, o melhor resultado é um empate. Afinal, o Atlético/GO vem caindo de produção e uma vitória o faria subir na tabela. Como o Massa Bruta está com uma pontuação baixa, 12 pontos, é importante tirar pontos no time goiano.

Sport x Botafogo (11/10 - 18h15 - Ilha do Retiro - Recife)
Resultado Ideal: Vitória do Sport

Embora o Sport esteja com ótima pontuação após a chegada de Jair Ventura e o campeonato dele ainda seja permanecer na Série A, por enfrentar um Botafogo que está no Z4, é melhor o time pernambucano vencer.

Internacional x Athletico Paranaense (11/10 - 20h30 - Beira-Rio - Porto Alegre)
Resultado Ideal: Vitória do Internacional

O Inter é o vice-líder da Série A e quer manter o embalo após vencer fora de casa do Bragantino. Como está apenas 2 pontos do líder Galo, vencer mais uma vez é essencial. O adversário vem decepcionando, muito abaixo das campanhas nos últimos anos, e por isso o Colorado é favorito e deve vencer para complicar um adversário direto de Fortaleza e Ceará.

1) Cenários para o Fortaleza 

Com vitória

Legenda: Embora a torcida tricolor queira que o Leão entre no G6 na rodada, para que isso aconteça, rivais diretos na luta pela permanência precisam vencer, por isso o desejo precisa ficar para outro momento, com o foco agora sendo vencer o Coxa, se manter em 9º e abrir ótimos 8 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Um empate com o Coritiba não é o resultado pretendido pelo Leão, mas se ocorrer, deve manter o time em 9º na Série A e abrir um ponto a mais de vantagem para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o Coxa é um resultado que passa longe de pretendido pelo Leão, mas se ocorrer e os resultados da rodada ajudarem, o Tricolor se mantém em 9º e com a mesma vantagem para o Z4: 5 pontos
Foto: Reprodução srgoool

2) Cenários para o Ceará

Com Vitória

Legenda: Uma vitória do Ceará contra o Timão é vital para uma retomada da campanha alvinegra e pode fazer o Vozão saltar para 10º lugar e ainda abrir 3 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Um empate com o Corinthians não é o pretendido pelo Vovô, mas se ocorrer , o clube pode ganhar duas posições e abrir 1 ponto para o Z4, claro, com os resultados da rodada ajudando
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota do Ceará para o Corinthians é catastrófica, mas caso ocorra, o Vovô ainda pode ser manter fora do Z4 se os resultados da rodada ajudarem
Foto: Reprodução srgoool