14ª rodada da Série A: Cenários para Leão, que recebe o Atlético/MG e Vovô que visita o Furacão

Foto: Divulgação/Allianz Parque (esquerda) e Thiago Gadelha/SVM (direita)

A 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi ruim para Fortaleza e Ceará, com ambos tropeçando. Enquanto o Tricolor de Aço ficou em um frustrante 0 a 0 contra o Atlético/GO, no Castelão, o Ceará foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1 em São Paulo, resultado considerado normal, ainda mais pelas circustância, com o clube poupando titulares importantes. Assim, ambos não subiram na tabela da Série A, com o Leão ficando em 10º com 17 pontos e o Vovô em 13º com 14.

Ambos estão na zona de classificação para a Copa Sul-Americana e separados por apenas 3 pontos, com campanhas bem parecidas e buscam se manter lá após a 14ª rodada, abrindo vantagem para a zona de rebaixamento. Hoje o Leão tem 5 pontos de vantagem para o Coritiba, time que abre o Z4, enquanto o Vovô 2 pontos, mostrando um equilíbrio entre as forças da Série A, com uma pontuação melhor distribuída entre os participantes. 

Para melhora suas pontuações e colocações, Leão e Vovô tem adversários difíceis na rodada. Enquanto o Fortaleza recebe o líder Atlético/MG, na quarta-feira às 21h30 no Castelão, o Ceará visita o Athlético/PR na quinta-feira, às 19 horas na Arena da Baixada. O mineiro é o líder da Série A com 27 pontos e vem de 4 vitórias seguidas. Já Furacão, é o 12º com 14 pontos, realizando campanha semelhante a do Vovô.
 
Sobre a projeção para a 14ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é o tropeço do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela.

Lembrando que pelo atual momento da Série A, o colunista aponta 11 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Sport (20 pontos), Fluminense (18 pontos), Vasco (18 pontos), Atlético-GO (15 pontos), Athletico/PR (14 pontos), Corinthians (14 pontos), Bahia (12 pontos), Coritiba (12 pontos),  Bragantino (12 pontos), Botafogo (12 pontos) e Goiás (9 pontos). 

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Jogos da 14ª rodada

Fortaleza x Atlético Mineiro (07/10 - 21h30 - Castelão - Fortaleza)
Após o empate frustrante em casa com o Atlético/GO, o Leão terá um dos duelos mais difíceis: enfrentar o lider da Série A, o embalado Atlético/MG. Se como mandante o Galo tem 100% de aproveitamento, vencendo os 6 jogos que fez, fora de casa ainda não embalou: são 3 vitórias e 3 derrotas. Aí reside a chance do Tricolor.

Athletico Paranaense x Ceará (08/10 - 19h - Arena da Baixada - Curitiba)
O Vovô vem de derrota para o Palmeiras, mas fez um bom jogo com um time praticamente reserva. Agora contra o Atlético/PR, o Ceará terá o retorno de titulares importantes que poupou, e pode vir mais forte. Embora seja muito difícil enfrentar o Furacão em casa, a pressão da Baixada é menor por não ter torcida. Então, se fizer um bom jogo o Vovô pode sair com os 3 pontos.

Corinthians x Santos (07/10 - 19h - Neo Química Arena - São Paulo)
Resultado Ideal: empate

Com o Timão em má fase e pressionado por resultados, um Clássico com o Santos, que vem bem na Série A é um jogo de risco. Aqui o importante é o Timão não vencer. Então dá pra cravar um empate.

Flamengo x Sport (07/10 - 19h15 - Maracanã - Rio de Janeiro)
Resultado Ideal: Vitória do Flamengo

O Rubro Negro carioca recuperou o bom futebol e já está no G4, de olho na liderança. O Flamengo recebe a maior surpresa da Série A, o Sport, que ameaça de desgarrar do grupo que luta pela permanência. Uma vitória do Mengão seguraria o time pernambucano.

Bahia x Vasco (07/10 - 19h15 - Pituaçu - Salvador)
Resultado Ideal: empate

O Tricolor baiano ameaçou reagir na Série A ao vencer o Botafogo, mas perdeu para o Sport em casa no domingo, voltando a pressão. O Vasco também vem caindo de rendimento, por isso, o empate pode ser o melhor resultado possível aqui.

Grêmio x Coritiba (07/10 - 19h15 - Arena do Grêmio - Porto Alegre)
Resultado Ideal: Vitória do Grêmio

O time gaúcho ainda não engrenou, estando perto do Z4. Mas ao encarar um dos times mais frágeis da Série A, o Coritiba, deve vencer em sua casa.

São Paulo x Atlético Goianiense (07/10 - 20h30 - Morumbi - São Paulo)
Resultado Ideal: Vitória do São Paulo

O Tricolor Paulista está longe de engrenar e precisa da vitória contra o Dragão. O time goiano está longe de ser vulnerável, faz uma Série A surpreendente, mas o vitória paulista deve finalmente vir.

Goiás x Fluminense (07/10 - 20h30 - Serrinha - Goiânia
Resultado Ideal: empate

O lanterna da Série A perdeu em casa para o Santos e chega pressionado, embora o Flu também não esteja com o melhor dos ambientes. Como o Flu também está próximo dos times cearenses na tabela, um empate não é todo ruim.  

Botafogo x Palmeiras (07/10 - 21h30 - Nilton Santos - Rio de Janeiro)
Resultado Ideal: Vitória do Palmeiras

O Botafogo é o time que mais empatou na Série A: 8 vezes e por isso não consegue sair do Z4. Como enfrenta um time sólido defensivamente e invicto, não deve outra vez vencer. Como o Palmeiras é melhor e vem engrenando, deve vencer o jogo. 

Bragantino x Internacional (08/10 - 21h - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista)
Resultado Ideal: Vitória do Inter

A fase do Internacional já foi melhor. O time gaúcho vem oscilando mesmo na parte de cima da tabela e não terá jogo fácil em Bragança. O Colorado já mostrou fora de casa ser um time pouco confiável, mas pode vencer para manter o Massa Bruta no Z4. 

1) Cenários para o Fortaleza 

Com vitória

Legenda: O Leão vencendo o Galo, pode ganhar duas posições, se aproximar da zona de classificação para a Libertadores e abrir 8 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Um empate diante do líder Galo pode manter o Leão na mesma posição e ainda abrir mais um ponto para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Se o Leão for derrotado pelo Galo, resultado considerado normal, caso os resultados ajudem, pode manter a mesma distância atual, de 5 pontos, para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

 

2) Cenários para o Ceará

Com Vitória

Legenda: Se o Vozão vencer o Furacão fora de casa, pode ganhar duas posições e abrir 5 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Empatar com o Athletico/PR é um bom resultado para o Ceará, que manteria a mesma colocação e ainda aumentaria a vantagem para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Se perder para o Furacão fora de casa, o Vovô pode perder posições, mas se os resultados da rodada ajudarem, manter a mesma diferença atual de pontos para o Z4, que é de dois.
Foto: Reprodução srgoool

Ouça os podcasts do Jogada: