13ª rodada da Série A: Cenários para Leão, que enfrenta o Atlético/GO e Vovô que visita o Palmeiras

A 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi distinta para Fortaleza e Ceará, apesar de terem empatado seus jogos. Enquanto o Tricolor de Aço ficou em um bom 1 a 1 contra o Santos, na Vila Belmiro, o Ceará empatou em 2 a 2 com o Goiás, no Castelão, sofrendo um gol nos minutos finais. Assim, ambos não subiram na tabela da Série A, com o Leão ficando em 10º com 16 pontos e o Vovô em 12º com 14.

Ambos estão na zona de classificação para a Copa Sul-Americana e separados por apenas 2 pontos, com campanhas bem parecidas e buscam se manter lá após a 13ª rodada, abrindo vantagem para o Z4. Hoje o Leão tem 5 pontos de vantagem para o Bahia, time que abre o Z4, enquanto o Vovô 3 pontos, mostrando um equilíbrio entre as forças da Série A, com uma pontuação melhor distribuída entre os participantes. 

Para melhora suas pontuações e colocações, Leão e Vovô tem adversários distintos na rodada. Enquanto o Vovô visita o Palmeiras, no sábado às 19h no Allianz Parque, o Leão recebe o Atlético/GO no domingo, às 18h15 no Castelão, O time paulista é o 4º colocado com 19 pontos e está invicto. Já Dragão, é o 13º com 14 pontos, realizando uma campanha surpreendente.
 
Sobre a projeção para a 13ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é o tropeço do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela.

Lembrando que pela atual congectura da Série A, o colunista aponta 10 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Sport (17 pontos), Fluminense (17 pontos), Atlético-GO (14 pontos), Athletico/PR (14 pontos), Corinthians (13 pontos), Coritiba (11 pontos), Bahia (12 pontos), Bragantino (11 pontos), Botafogo (11 pontos) e Goiás (9 pontos). 

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Jogos da 13ª rodada

Palmeiras x Ceará (03/10 - 19h - Allianz Parque - São Paulo)
O Ceará vem desgastado pela maratona de jogos, pois é o time que mais jogou no país e vem de derrota na final do Cearense por 2 a 1 para o Fortaleza. Buscar a reabilitação é difícil, mas o Vovô não tem outra alternativa, precisando de pontos contra o Palmeiras, invicto na Série A e com defesa muito forte.

Fortaleza x Atlético Goianiense (04/10 - 18h15 - Castelão - Fortaleza)
O Leão está em alta após vencer o Vovô e aumentar sua vantagem na final do Estadual, além de vir de duas vitórias e dois empates pela Série A. Em um confronto direto, a vitória é necessária, mas o Dragão tem sido competitivo, principalmente fora de casa. Na última quarta-feira, empatou sem gols com o Corinthians. 

Bragantino x Corinthians (03/10 - 21h - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista)
Resultado Ideal: empate

O Massa Bruta vem reagindo na Série A e recebe um pressionado Corinthians. Como se trata de um confronto direto e na casa do Bragantino, que está no Z4, um empate "seguraria" os dois abaixo de Leão e Vovô.

Botafogo x Fluminense (04/10 - 11h - Nilton Santos - Rio de Janeiro)
Resultado Ideal: Vitória do Fluminense

O Fluminense vem de ótima vitória por 4 a 0 diante do Coritiba e dá sinais que pode ficar na parte de cima da tabela. Já o Botafogo está afundado no Z4, trocou de técnico e precisa reagir. Mas como o Flu vem bem e acima de Vovô e Leão, o melhor é que ele vença o rival carioca.

Flamengo x Athletico Paranaense (04/10 - 16h - Maracanã - Rio de Janeiro)
Resultado Ideal: Vitória do Flamengo

O Flamengo vem aos poucos recuperando seu grande futebol, goleando pela Libertadores e tem tudo para disputar o título da Série A. Assim, em casa, é favorito e deve vencer o Athletico/PR, que está exatamente entre Fortaleza e Ceará na tabela.

Coritiba x São Paulo (04/10 - 16h - Couto Pereira - Curitiba)
Resultado Ideal: Vitória do São Paulo

O Coxa vem de goleada sofrida para o Fluminense e abre o Z4. Assim, para a tranquilidade dos cearenses, um tropeço do time paranaense contra um inconstante São Paulo, é bem vindo

Goiás x Santos (04/10 - 18h15 - Serrinha - Goiânia)
Resultado Ideal: Vitória do Santos

O Santos faz campanha segura na Série A e recebe um Goiás que ameaçava reagir mas trocou de técnico, vindo Enderson Moreira, ex-Ceará, para o lugar de Larghi. O time goiano tem 3 jogos a menos do que a maioria de seus rivais diretos, por isso ainda pode reagir. Mas que não seja agora.  

Bahia x Sport (04/10 - 18h15 - Pituaçu - Salvador)
Resultado Ideal: empate

No Clássico nordestino, que promete ser emocionante, terá um Bahia animado após vencer o Botafogo fora de casa, e um Sport que vem consistente com o técnico Jair Ventura. O melhor resultado para os cearenses é um empate, já que segura ambos.


1) Cenários para o Fortaleza 

Com vitória

Legenda: Se o Leão conseguir uma vitória diante do Atlético/GO, pode saltar para 8º lugar, acabando a rodada da zona da Sul-Americana e abrindo 6 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Para o Leão, um empate em casa contra o Atlético/GO é considerado tropeço, mas em uma rodada favorável, a 10ª posição pode ser mantida
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota em casa para o Atlético/GO não está nos planos do Fortaleza, mas se acontecer e a rodada ajudar, o clube pode perder poucas posições e manter uma boa diferença para o Z4
Foto: Reprodução srgoool


2) Cenários para o Ceará

Com Vitória

Legenda: Vencer o Palmeiras na casa dele seria um resultado excepcional para o Vovô, que se alcançar o feito, pode subir para 10º, na zona da Sul-Americana e abrir 5 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Um empate contra o Palmeiras fora não deixa de ser um grande resultado para o Vovô, que se manteria na 12ª colocação e manteria 3 pontos de vantagem para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o Palmeiras fora, considerada normal, não traria tantos prejuízos ao Ceará se os resultados da rodada ajudarem, com o clube não caindo na tabela e ainda mantendo pontos de vantagem para o Z4
Foto: Reprodução srgoool