Estado avança em negociação que pode encerrar greve em universidades

Legenda: Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Perícia Forense estiveram no local
Foto: Divulgação/Governo do Estado

Os reitores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), com anuência do Governo do Estado, apresentaram aos sindicatos representantes da categoria docente – SindUece, SindiUVA e SindUrca –, uma proposta de diálogo acerca da pauta que motivou a greve, aprovada em 27 de março. 

A proposta foi apresentada no último dia 9 pela Reitoria da Uece e no dia 10 pelas reitorias da UVA e da Urca. 

Pautas

A negociação inclui os seguintes pontos:

1) Composição da Mesa Setorial de Negociações, que contará com a participação de membros da Casa Civil, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), dos reitores e da reitora das universidades estaduais e de membros dos três sindicatos.

2) Restabelecimento de todas as atividades acadêmicas nas três universidades.

3) Apresentação, ao Judiciário, de petição solicitando a suspensão dos processos judiciais ora em trâmite.

Os reitores aguardam a apreciação da proposta por parte dos sindicatos para os encaminhamentos necessários.

Posição do SindUece

Segundo o SindUece, "a Reitoria convocou a diretoria da Sinduece para uma reunião, dando um passo importante em nossa direção, na direção da categoria. No encontro, assumiu papel central de interlocução ante ao que reivindicamos e, sob o que estava ao seu alcance, foi nos apresentando cenários, possibilidades e sob o que dependia de outros agentes, comprometendo-se em fazer intermediação". 

"Avaliamos o momento como vitorioso, pois houve o reconhecimento da justeza dos pontos apresentados e a Reitoria divulgará a ata relatando as discussões, as posições e os acertos feitos", diz o Sindicato, em nota.

O Sindicato ainda enfatiza que "qualquer decisão só será tomada após deliberação democrática em assembleia docente. O encerramento da greve será determinado exclusivamente pela vontade expressa dos membros, independentemente de mediação externa".