Tragam Mbappé para o lugar do Clebão

Legenda: Cléber marcou um dos gols da vitória do Ceará contra a Tuna Luso na última terça-feira
Foto: THIAGO GADELHA

Não gosto quando vejo um jogador cair em desgraça na língua ferina de cronistas injustos e de torcedores igualmente injustos. Tenho sido incompreendido nas minhas observações porque acho exageradas as críticas ao atacante Clebão.  Jamais os senhores me ouviram dizer que Clebão é um craque. Não é. Mas é inaceitável reduzi-lo a jogador mambembe. Meus amigos, no jogo passado Clebão assinalou dois gols, sendo que um foi anulado. Ainda assim, alguns especiais artistas dos microfones surgiram com suas metralhadoras, atirando para todo lado. Destroços feitos. Agora é esperar pelo próximo e emocionante capítulo. Bom no futebol é feijão com arroz. Trocando em miúdos: o trivial.  Clebão faz o trivial. É voluntarioso. Cumpre com rigor as determinações do técnico Tiago Nunes. Pronto. E quem achar ruim que se lixe. Dito isso, sei que os doutores do futebol, os cientistas da arte de criticar, não perderão tempo. Despejarão nas redes sociais mais torpedos contra o Clebão. Os “sábios” do futebol condenaram Clebão e não sossegarão enquanto não o virem fora do Ceará. Tudo bem. Vida que segue. Certamente vão buscar para o lugar dele Kylian Mbappé Lottin.   

 

Defesa 

 

Assumi o papel de defensor público dos jogadores injustiçados. Não de hoje me posiciono contra campanhas que ganham corpo como verdadeiras e legítimas, embora falsas. Lembro das críticas ao meia Pio, que atuou pelo Fortaleza e pelo Ceará. Dono então do mais potente chute do Brasil, Pio também caiu em desgraça entre os “sábios” analistas.  

 

Famosos 

 

Estou vendo o desembarque de atacantes e meias de toda ordem. Uns vêm do Sul/Sudeste. Outros vêm de países vizinhos. O portunhol toma conta dos clubes alencarinos. Beleza. Nada melhor que o intercâmbio para a troca de observações. Até agora, na dança dos famosos do futebol cearense, nada de extraordinário aconteceu. Cadê?  

 

Vaias 

 

Ninguém está satisfeito com Messi e Neymar. Foram alvo de vaias, mesmo após recente vitória do PSG por 3 a 0 sobre o Bordeaux. As vaias foram consequência da eliminação da Liga dos Campeões na virada que o PSG tomou do Real Madrid. Não são apenas Clebão e Pio alvo de marcação. De situações assim o mundo está cheio.  

 

Ironia 

 

Sim, estou levando na ridicularia a posição dos exigentes cronistas que fazem cavalo de batalha contra este ou aquele jogador. Mas isso faz parte da vida. Em todo lugar do mundo existe gente assim. Cisma do tempo com determinado atleta e pronto. Tome crítica. Não enxergam virtudes. Só enxergam defeitos. E assim caminha a humanidade.