Título 2020 mais próximo do Pici

No cômputo geral, o Fortaleza acabou merecendo a vitória, máxime pelo que produziu no 2º tempo. A proposta inicial foi muita clara: o Ceará tomou a iniciativa, até porque precisava vencer para tirar a diferença. Vozão trabalhou em cima. Criou três situações de gol. Uma com Sobral, que Gabriel Dias tirou em cima da linha. Uma com Sóbis, que concluiu fraco. Uma com Tiago, de cabeça. Quando melhor era a presença alvinegra, o Fortaleza fez o gol. O autor, Bruno Melo, entrou fulminante, de cabeça (1 x 0), em bola vinda de escanteio. Nesse lance, no choque, Melo e Pacheco deixaram o campo contundidos. Graças a Deus nada grave. O Ceará, numa rápida retomada, empatou com Sóbis (1 x 1). Na fase final, as mudanças feitas por Ceni, com Yuri, Wellington e Tinga, renderam melhor. O Ceará deu sinais de cansaço. Charles, no final, estava esgotado. As entradas de Bergson, Mateus e Ricardinho não devolveram o ritmo ao Ceará. Ricardinho ainda bateu falta que quase complica Felipe Alves. Mas o melhor volume tricolor prevaleceu. Tinga fez o gol da vitória de um time mais inteiro, inclusive fisicamente.

Sonho

Maracanaú. Aí nasceu o cearense da gema Everton Sousa Soares. No mundo do futebol: Cebolinha, 24 anos. Foi convocado para os próximos dois jogos da Seleção Brasileira, válidos pelas eliminatórias de 2022. Campeão e artilheiro da Copa América 2019, Cebolinha mira agora a realização de um sonho maior: jogar a Copa do Mundo e voltar campeão. Cabra da peste, sabe o que quer.

Copa do Mundo

Até hoje nenhum jogador cearense foi convocado para Copa do Mundo. Saraiva Júnior, autor do livro "Mozart - Uma Trajetória Inquieta no Futebol", afirma que em 1957 Mozart teve seu nome lembrado para a Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo de 1958 na Suécia, segundo comentários nas emissoras de rádio de Recife. Na época, Mozart, com 19 anos, brilhava no Náutico.

Merecia ter ido

O cearense Jardel, em 2001, estava brilhando na Europa (Sporting Lisboa e Galatasaray). Chuteira de Ouro com 42 gols. Quando Felipão assumiu a Seleção Brasileira, Jardel encheu-se de esperança de ser chamado para a Copa do Mundo 2002. Jardel tinha sido a referência de Felipão no título da Libertadores pelo Grêmio em 1995. A não convocação deixou Jardel decepcionado com Felipão.

Nenhum cearense campeão do mundo pelo Brasil. Nordestinos que foram campeões do mundo. 1958 - Vavá (Recife), meia Dida (Maceió), Zagalo (Atalaia-AL); 1994 - Aldair (Ilhéus), Ricardo Rocha (Recife), Bebeto (Salvador), Mazinho (Santa Rita-PB), Aldair (Ilhéus).

Na Canarinho campeã do mundo em 2002: Rivaldo (pernambucano de Paulista, cidade distante 18 kms de Recife), goleiro Dida (Ilhéus), Edilson (Salvador) e Vampeta (cidade de Nazaré-BA). Vice-campeão do mundo em 1950, Ademir Menezes (Recife), artilheiro com nove gols.

Veja também