Prognósticos continuam nas semifinais

Leia a coluna de Tom Barros

Legenda: Taça do Campeonato Cearense.
Foto: Foto: Pedro Chaves/FCF

Atenções concentradas no Campeonato Cearense. A partir de agora, o Manjadinho vai tomar conta do espetáculo. Nem aí para competições paralelas. Nem aí para Champions League. Amanhã tem Ceará x Ferroviário. Domingo, tem Fortaleza x Maracanã. É a festa do nosso futebol. Antes de a bola rolar no certame oficial, os prognósticos apontavam como favoritos Fortaleza e Ceará. Questão de lógica. O Fortaleza, mais estruturado dentro e fora de campo, era visto como capaz de normalmente chegar ao título de hexacampeão estadual, um dos seus objetivos principais. 

O Ceará, não obstante os contratempos, era visto como o único em condições de impedir as pretensões tricolores. Agora, passados os jogos de ida das semifinais, o cenário não mudou. Fortaleza e Ceará continuam favoritos. Mas vale a advertência: o futebol é o esporte que apresenta o maior índice de surpresas dentre todos os esportes. É o mais visitado pelas zebras. Aliás, zebras de todos os tamanhos. Já imaginaram, se o Maracanã eliminar o Fortaleza? Se o Ferroviário eliminar o Ceará, será uma surpresa, não uma zebra. Explico: em clássico não há zebra. Por enquanto, o prognóstico feito no início do ano continua inalterado. Mas... 

Finanças 

A delicada situação financeira do Ceará há muito é de todos conhecida. A desistência de disputar o futebol feminino foi apenas um dos indicativos das dificuldades do clube. O recente caso com o Floresta, apesar de resolvido por meio de um acordo, também é um claro sinal do jogo de cintura que está sendo feito em Porangabussu. 

Dificuldade 

Qualquer time pode entrar em dificuldade financeira. Não é tão incomum. Mas é preciso total transparência. Somente assim será possível uma avaliação sobre as possibilidades de uma reabilitação financeira segura e competente. Quando fica estourando um caso aqui e outro ali, resta a ideia de descontrole. Isso não é bom. 

Perdas 

Uma coisa é clara: todo time em dificuldade financeira passa a sofrer também reflexos em campo, uns mais, outros menos. Então, é preciso muito cuidado por parte da diretoria alvinegra, no sentido de buscar alternativas, visando a preservar as condições psicológicas dos atletas. Nada melhor do que um esclarecimento público para tranquilizar jogadores e funcionários.  

Decisão 

Hoje tem rodada importante no Quadrangular do Rebaixamento. O Horizonte tem a melhor condição de garantir sua permanência na Série A Cearense. Além de jogar em casa, no Domingão, é líder com nove pontos, dois pontos a mais que seu opositor, o Barbalha. Ao Horizonte basta um empate para garantir a sua permanência e ainda ganhar a vaga na Série D nacional. 

Outro jogo 

É importante ressaltar que, apesar da vantagem que o Horizonte tem, nada está definido. O vice-líder, Barbalha, se ganhar, conquista o título. No outro jogo, no Estádio Raimundão, o Caucaia enfrenta o Atlético. Caucaia, na terceira colocação, embora com chances menores, está na briga. Os dois jogos, claro, começam no mesmo horário: 19 horas. 



Assuntos Relacionados