Os novos desafios depois do 'Estadual'

A CBF divulgou as tabelas das competições que estão sob sua chancela. Concentração de atenções na Série A do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, Fortaleza e Ceará estão numa disputa inicial, doméstica. A própria avaliação, pela fragilidade dos adversários, torna-se difícil. Apenas o clássico de ontem à noite colocou em campo equipes do mesmo nível. Pelo que verifiquei, os representantes cearenses estão num nível de produção muito bom, máxime quando se leva em consideração o retorno como aconteceu. Foram quatro meses de paralisação. Preparação física improvisada nos próprios locais de morada dos atletas. Algo assim emergencial, não permitindo alcançar os níveis que seriam alcançados no caso de treinamento em campo aberto. Quero crer que os clubes dos outros estados, que vão disputar a Copa do Nordeste e a Série A nacional, estão mais ou menos no mesmo grau de condicionamento. O melhor ou menor rendimento poderá depender também da reação individual dos atletas. Alguns logo chegam ao ponto ideal. Outros demoram mais, embora praticando as orientações dos fisiologistas. Agora é esperar.

Titulares

Muito se falou sobre times titulares e reservas. A meu juízo, pelo menos no momento, não há ainda uma definição. Rogério Ceni e Guto Ferreira terão muito que pensar para a perfeita adequação ao novo momento. Uma coisa é a disputa do certame estadual, que contém apenas três clubes grandes; outra coisa bem diferente é a Série A.

Pré-temporada

Por incrível que pareça, o Campeonato Cearense está tendo dois sentidos diferentes, mas oportunos. Há, primeiramente, a disputa interna pelo título de campeão estadual 2020. Mas, numa segunda visão, está servindo de pré-temporada para os desafios posteriores nas competições interestaduais. Coincidência bem favorável.

Primeira rodada

Na estreia, Ceará e Fortaleza enfrentarão times que estão na mesma faixa de equivalência. Sport de Recife e Athletico do Paraná ficam na considerada faixa intermediária. O local do jogo talvez não exerça mais tanta influência, já pela ausência da torcida em decorrência das medidas de proteção à saúde no combate ao coronavírus.

Nas cinco primeiras rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, o Ceará enfrentará três equipes consideradas grandes: Grêmio, Atlético/MG e Vasco da Gama. O Fortaleza também enfrentará três times grandes: São Paulo, Botafogo e Corinthians.

A Série A 2020 terá duas situações interessantes: perde o público dos estádios, mas amplia o público televisivo. Como ainda predomina a recomendação para que todos fiquem em casa, o futebol passa a ser uma das melhores opções pela telinha.



Assuntos Relacionados