Os jogos de volta das semifinais

Leia a coluna de Tom Barros

Legenda: Taça do Campeonato Cearense.
Foto: Thiago Gadelha / SVM

No próximo final de semana, tudo estará definido. Saberemos se o que acontece há 28 anos continuará acontecendo, ou seja, com o Ceará ou o Fortaleza levantando o título. Também saberemos se haverá uma disputa inédita entre Maracanã e Ferroviário na grande final. Também pode dar o clássico tricolor. Aliás, a última vez que um clássico tricolor decidiu o título estadual foi em 2003, quando o Fortaleza foi campeão. Observando o desempenho dos jogos de ida das semifinais, tirei algumas conclusões.

Sobre Ceará e Ferroviário, considero o alvinegro mais maduro diante do desafio. Os dois times erraram muito. Mas, no todo da produção coletiva, o Ceará se revelou um pouco acima. A vantagem do empate também é um trunfo a mais para o time de Porangabussu. Mas são dados que não garantem absolutamente nada. Tudo está aberto. Com relação a Maracanã e Fortaleza, considero o Fortaleza com potencial bem superior. Basta ver o número de oportunidades perdidas. É muito maior o volume de jogo do Leão, que desperdiçou incontáveis chances. O Maracanã joga por uma bola. Assim, quase conseguiu a vitória no jogo de ida. Segue na briga dentro de seu perfil. Aposta na zebra. Em futebol tudo é possível. 

Mais atenção 

A retaguarda coral terá de ficar mais atenta, se quiser evitar o tropeço na mesma pedra. No primeiro gol, Geninho dormiu em pleno PV. Esqueceu que Erick Pulga, tão conhecido na Barra, é arisco, veloz, astuto. No gol da vitória do Ceará, o goleiro Geaze fez uma difícil defesa parcial. Os zagueiros corais não chegaram. Barceló fez o gol. 

Duas referências 

Nos confrontos entre Ceará e Ferroviário, os jogadores mais perigosos, pelo poder de definição, têm uma diferença de 18 anos de idade. Ciel está com 41 anos. Completará 42 anos no próximo dia 31 de março. Erick Pulga tem 23. Completará 24 anos no dia 02 de outubro. Pulga tem idade para ser filho do Ciel. Impressionante o preparo físico do Ciel. 

Críticas 

Marinho (três vezes), Lucero (duas vezes), Pochettino (uma vez), Zé Welison (uma vez), Guilherme (uma vez) e Tinga (uma vez). Escutei críticas à produção do Fortaleza. Mas, na minha observação, a crítica tem de ficar restrita aos erros de conclusão. O time criou muitas chances. A insatisfação pelo empate é compreensível. Mas, a meu juízo, comete equívoco quem critica a produção do Leão. 

Na dele 

Jogar atrás, por uma bola e gol na frente, é a acertada filosofia do Maracanã. Correto o treinador Júnior Cearense. Como querem que ele faça? Abrir a guarda diante de uma equipe veloz e de reconhecida qualidade técnica? É fechado que certamente deverá fazer no segundo jogo. Tentar jogar de igual com o Leão seria suicídio.  

Jogos 

Ceará e Maracanã ficam numa boa, sem jogos no meio da semana. Bom tempo para ajustes, visando aos jogos de volta contra Ferroviário e Fortaleza, respectivamente. Já os tricolores terão desgaste. Amanhã, às 21:30, pela Copa do Brasil, o Ferroviário atuará em São Luiz diante do Sampaio Corrêa. E, na quinta-feira, também às 21:30, o Fortaleza receberá o Retrô no Castelão. Vai haver poupança! 



Assuntos Relacionados