O Bahia no caminho do Ceará

Leia a coluna do Tom Barros

Legenda: Em sua campanha vitoriosa na Copa do Nordeste, o Ceará venceu seu maior rival duas vezes
Foto: Thiago Gadelha/SVM

Um dos maiores clássicos do futebol nordestino. Em 2020, os baianos foram fregueses de carteirinha. Em cinco jogos, o Ceará ganhou quatro e empatou um. Pelo Campeonato Brasileiro (Série A) o Ceará ganhou no Castelão (2 x 0) e ganhou em Salvador, na Fonte Nova, pelo mesmo placar (0 x 2). Pela Copa do Nordeste, foram três jogos, todos no Estádio Pituaçu, em Salvador. Na fase classificatória, deu empate (2 x 2). Na decisão do título, o Ceará ganhou o primeiro jogo (3 x 1) e ganhou também o segundo jogo (1 x 0). Mas isso é coisa do passado. Trouxe o assunto apenas para relembrar.

Na época, o Ceará e o Bahia faziam parte da Série A nacional. Hoje, o Ceará está na Série B. O Bahia está na Série A. O Vozão ainda está num processo de reestruturação. O Bahia, sob o comando de Rogério Ceni, é o time de melhor campanha dentre os 16 que disputam a Copa do Nordeste de 2024. A vantagem do Ceará é que o jogo será no Castelão. O Ceará, em momentos, tem se mostrado competitivo como restou provado no clássico-rei, que terminou empatado (3 x 3). Mas precisa corrigir urgentemente a deficiência de não segurar o placar, quando está em vantagem até de dois gols. Ótimo desafio logo mais. 

Personalidade 

O ponta-esquerda, Erick Pulga, está na melhor fase de sua vida profissional. Mas, há um ano, em fevereiro de 2023, exatamente diante do Bahia, na Fonte Nova, ele deixou ali a marca de seu talento. Na época, Pulga atuava pelo Ferroviário. Erick Pulga fez os dois gols no empate (2 x 2). O último, já aos 47 do segundo tempo, de bela feitura: tirou de dois adversários e tocou no canto.  

Canhão 

Eu estava acompanhando o jogo Maracanã 2 x 0 Floresta, definição de vaga para a fase semifinal do Campeonato Cearense. Na fase final, Pio mandou três mísseis na direção da trave do Floresta. Impressionante a potência do chute. Continua sendo o chute mais potente do futebol brasileiro. Se não concordarem, digam-me quem mais do que ele tem tanta potência no chute. Desconheço. 

Maratona 

O Fortaleza sofreu um desgaste a mais no jogo sob chuva intensa na querida cidade de Teresina. Quebrou o planejamento porque teve de concluir a partida ontem pela manhã. Assim, transferiram para amanhã, quinta-feira, às 19:00, o jogo diante do Botafogo em João Pessoa na Paraíba. O Botafogo é o terceiro colocado do Grupo A. 

Semifinais 

O primeiro jogo das semifinais do Campeonato Cearense será sábado, dia 09 de março, às 16:40, no PV: Ferroviário x Ceará. É dito e repetido que em clássico não há favorito. Talvez, a maior experiência do elenco do Ceará em competições assim, possa dar ao Vozão uma certa vantagem. É apenas uma observação teórica que faço. 

Outro jogo 

Já no dia 10 de março, domingo, às 17:00, no Castelão, o Fortaleza enfrentará o Maracanã. Neste outro jogo, não há dúvida de que o favorito é mesmo o Fortaleza. Claro que o Maracanã tem de ser respeitado, até mesmo pela bela campanha que empreendeu até aqui. De qualquer forma, no futebol tudo é possível.     



Assuntos Relacionados