Mais uma vez o Leão em Campo

Confira a coluna desta quarta-feira (11)

Legenda: O Leão faz grande campanha na Série A e enfrenta o São Paulo
Foto: KID JUNIOR

Gostei de ver o segundo tempo do Fortaleza no empate (1 x 1) com o Corinthians no Itaquerão. Tão à vontade que parecia em casa, no Pici. O Leão surpreendeu, jogando bonito. Pena não ter trazido os três pontos. Passou. Hoje tem o São Paulo, que é vizinho de pontos e posição, atrás do Leão. O São Paulo não mais de Rogério Ceni, mas de Dorival Junior. Mudanças por lá. Manutenção por aqui. O Fortaleza, de Vojvoda, tem se comportado muito bem, mesmo quando perde jogadores importantes como foi o caso de Moisés no jogo passado. A preocupação é com o desgaste do Leão. Terá como segurar o ritmo?

Eis a questão. Somente na hora que a bola rola se sabe a disposição do grupo. Quem tem elenco para rotatividade de alto nível mantém-se melhor. Animou ver como estão entrando bem Pochettino, Pikachu, Romarinho, Zanocelo, Silvio Romero. Assim dá para acreditar na permanência de um padrão, mesmo com a avalanche de jogos em sequência. Com a queda de Ceni, Dorival Júnior já começou com goleada (3 x 0) sobre o América-MG, empatou (1 x 1) com o Coritiba no Paraná e ganhou (2 x 0) do Internacional no Morumbi. Somou sete pontos nas mãos do novo treinador. Reação que merece toda a atenção do Fortaleza.  

 

Profeta 

 

Fracassou mais uma vez a tentativa de Rogério Ceni no comando do São Paulo. Como goleiro foi ídolo, mito, imbatível, vitorioso, campeão do mundo. Mas Rogério Ceni não tem dado sorte como treinador do time de seu coração. Lembra a passagem bíblica na qual Jesus cita os fatores que não contribuem para na sua terra fazer milagres. Um deles, a incredulidade daquela gente.   

 

Passagem 

 

A última passagem de Dorival Júnior aqui foi muito proveitosa. Lamentavelmente, quando ele estava ajustando o Ceará, resolveu trocar o Vozão pelo Flamengo. Prejudicou muito o Vozão. No Flamengo ele foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. Depois, inexplicavelmente foi demitido do Flamengo. Agora tem a oportunidade de uma retomada no São Paulo.  

 

Vitorioso 

 

No início da carreira, Dorival esteve no Fortaleza em 2003. Faz 20 anos. Foi campeão catarinense (Figueirense), campeão pernambucano (Spor), campeão paranaense (Coritiba e Athletico), campeão da Série B (Vasco), campeão paulista e da Copa do Brasil (Santos), campeão gaúcho e da Recopa pelo Inter, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores pelo Flamengo. Belo currículo. 

 

Titular 

 

Claro que, a cada jogo, o treinador Juan Pablo Vojvoda sabe quem terá melhor condição física para entrar como titular. Costumo dizer, porém, que tem jogador que se escala. No momento presente, observo Pochettino com amplas condições para assumir a condição de titular. Com o ele, o Fortaleza ganha em intensidade.  

 

Máfias 

 

Em 1982, a Revista Placar denunciou a existência da “Máfia da Loteria Esportiva”, escândalo que envolveu jogares, dirigentes e cronistas que “fabricavam” resultados, visando a obtenção de enormes lucros. Hoje, mais de 40 anos depois, não lembro que alguém tenha sido preso. Agora um novo escândalo está aí. É a “Máfia das Apostas”. Vamos ver se alguém será punido mesmo...    



Assuntos Relacionados