Hoje, às 16:40, no Estádio Presidente Vargas, começam as quartas de final do Campeonato Cearense. Abrem a fase Ferroviário e Iguatu. Na fase classificatória, Iguatu foi melhor. Somou 10 pontos. O Ferroviário somou oito. Por isso mesmo, a vantagem que tem o Iguatu de decidir a vaga em casa, no Morenão, jogo de volta, dia 02 de março. Pelo que produziram as duas equipes, há equilíbrio de forças. No confronto com o Fortaleza, considerado a maior força do futebol cearense no momento, Iguatu perdeu por 3 a 1, enquanto o Ferroviário empatou (1 x 1), sofrendo o gol de empate já nos acréscimos. É importante lembrar que o saldo de gols será fundamental porque define em caso de igualdade de pontos após as duas partidas. Já amanhã, também no PV, às 17 horas, o Floresta enfrenta o Maracanã. Na fase classificatória, o Maracanã somou nove pontos. O Floresta somou sete. Portanto, o Maracanã terá a vantagem de decidir em casa, no Estádio Almir Dutra, o jogo de volta, dia 03 de março, um domingo. O Floresta pregou uma peça no Ferroviário em pleno PV: ganhou por 3 a 1. Em linha gerais, nenhum dos quatro competidores apresentou um futebol tão superior. Estão mais ou menos no mesmo patamar. Imprevisível desfecho.
O elenco do Fortaleza ainda está sob o impacto do atentado que sofreu em Recife, após o empate com o Sport (1 x 1). Agora o Leão terá de enfrentar o Fluminense do Piauí, quinta-feira, dia 29, às 20 horas, no Estádio Lindolfo Monteiro. Graças a Deus, o comportamento da torcida piauiense tem sido exemplar, digno de todos os elogios.
O próximo jogo do Ceará acontecerá no dia 28 de fevereiro, no Castelão, diante do ABC-RN, válido pela Copa do Nordeste. A campanha do ABC tem sido pífia. É o lanterna do Grupo B. O ABC atuou três vezes e não sabe o que é vitória (uma derrota e dois empates). Se o Ceará atuar como o fez no primeiro tempo diante do Fortaleza, amplas serão as chances de vitória do Vozão.
No Ceará, há nítidos avanços. O ponta-esquerda, Erick Pulga, está muito bem. Ganhou a confiança do treinador. Tem demonstrado personalidade. Guilherme Castilho fez ótima apresentação no empate com o Fortaleza. Boas referências também ao lateral-direito, Raí Ramos. Não quero crer que Mancini usará um time alternativo.
Até agora, muitos protestos contra a violência praticada por uma torcida organizada do Sport contra o Fortaleza. Muitas notas de solidariedade. Quero ver, porém, que atos concretos serão tomados para punir os culpados. Se a impunidade persistir, as consequências serão imprevisíveis. Os bandidos ganharão mais força, máxime pela pusilanimidade dos setores de segurança pública.
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, propõe que a CBF decida por determinar torcida única em todos os jogos a partir de agora. Uma piada. Seria apenar quem não tem nada a ver com o que houve em Recife. Correto é exigir punição exemplar para os bandidos infratores e não restrições aos inocentes.