Efeitos das derrotas tricolores às vésperas das finais

Leia a coluna de Tom Barros

Legenda: Fortaleza é derrotado pelo Vitória, na Copa do Nordeste.
Foto: Kid Junior/SVM

Vaias. Não sei bem a razão, mas detesto ouvir vaias. Sei que é um protesto natural, muito comum no futebol, mas não gosto. Acho humilhante demais. Sou refratário a procedimentos assim. O Fortaleza foi vaiado ao deixar o campo após a derrota para o Vitória de Salvador. A torcida, acostumada a uma sequência de permanente sucesso, mostra-se não preparada para sofrer reveses seguidos. A derrota para o Ceará já provocou uma reação negativa. A derrota diante do Vitória completou a dose. Aí, no lugar do costumeiro aplauso, vieram as vaias.

Velho ditado popular: a mão que afaga é a mesma que apedreja. A verdade é que nasceu uma preocupação: que efeitos essas derrotas poderão produzir no elenco tricolor às vésperas das disputas finais do Campeonato Cearense? Haverá um abalo psicológico capaz de comprometer a autoconfiança do grupo? E a autoestima, como fica? A meu juízo, as duas derrotas certamente serão alvo de profunda reflexão no Pici. Resta provado que alguma coisa errada está acontecendo. O Leão não tem a mesma intensidade de antes e o índice de erros nas conclusões alcançou um patamar inaceitável. A queda de produção, às vésperas da decisão do certame estadual, virou motivo de grande preocupação entre os tricolores. 

Rodada 

Antes da decisão do Campeonato Cearense, Fortaleza e Ceará ainda terão jogos a cumprir pela fase classificatória da Copa do Nordeste. Na quarta-feira, dia 27 de março, o Ceará recebe o Itabaiana no Castelão. O Fortaleza enfrentará o Maranhão no Estádio Castelão, em São Luís. Um desgaste a mais para ambos, antes dos confrontos finais. 

Rendimento 

Moisés retornou, mas até agora não trouxe de volta o mesmo futebol que ele estava praticando à época em que foi para o México. Isso aconteceu também com Yago Pikachu, quando retornou do futebol japonês. No momento, Pikachu está em débito: vem perdendo em sequência boas oportunidades. Moisés e Pikachu estão merecendo um puxão de orelha. 

Vitória 

Não poderia ter sido melhor a estreia de Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira. O ex-técnico do Ceará e do Fortaleza conseguiu, embora com pouco tempo à frente da Canarinho, uma produção de alto nível. Ganhar dos ingleses no templo sagrado de Wembley não é para qualquer um. Dorival começou muito bem. 

Tem mais 

Amanhã, a Seleção Brasileira volta a campo. Enfrentará a Espanha no famoso e belo Estádio Santiago Bernabéu em Madrid. A vitória sobre a Inglaterra deu muita confiança ao grupo formado por Dorival Júnior. Com um detalhe: sem contar com a participação do atacante Neymar. Se der uma nova vitória brasileira, Neymar terá de ralar se quiser seu espaço de volta. 

Cearense 

Vendo esta importante vitória brasileira diante da Inglaterra em Wembley, lembrei do atacante cearense Mirandinha. No dia 19 de maio de 1987, em Wembley, a Inglaterra estava ganhando por 1 a 0, gol de Gary Lineker. Mirandinha empatou logo depois. O jogo terminou 1 x 1. Por sua bela atuação, Mirandinha foi o primeiro jogador brasileiro contratado pelo futebol inglês.