Dia de liquidar o Santos e seguir na Copa do Brasil

Vovô luta por uma vitória simples para avançar às quartas de finais

Há uma semana, na Vila Belmiro, o Ceará teve a vitória ao alcance das mãos porque com domínio absoluto e um jogador a mais durante todo o segundo tempo. Ficou no empate. No mata-mata é pecado mortal perder oportunidade assim. Hoje, regra válida para os dois: ou vitória no tempo normal ou decisão nos pênaltis. Gostei do Ceará contra o Santos. Não gostei do Ceará diante do Botafogo no Maracanã. Observei, máxime no primeiro tempo, o Vozão sempre correndo atrás. Não conseguia chegar junto. Sinal de desgaste físico. Charles e Fabinho querem. Observa-se o esforço intenso de ambos. São voluntariosos. Mas não podem ir além do limite. Houve também a chuva forte no Maracanã, fato que tornou mais pesado o gramado. Daí, mais esforços físicos. Hoje, quanto aos times, há nítido equilíbrio. Em nenhum momento, nos últimos confrontos, o Santos foi melhor que o Ceará. Na derrota (0 x 1) no Castelão, Série A, o Ceará teve três claras chances de gol, desperdiçadas por Tiago, Leandro e Matheus. Na Vila, também várias chances perdidas: Léo Chu, Fernando Sobral, Rick e Fabinho erraram. É possível uma vitória do Vozão, desde que aprimore as finalizações.

Ouça o podcast 'CearáCast'

Esperança

A torcida do Ceará está na expectativa da estreia de Felipe Vizeu. Será ele solução para uma posição que tem trazido tantas preocupações? Queira Deus que sim. Além disso, o Ceará precisa de alternativas na frente. Clebão voltou a fazer gol. Aliás, um golaço. Com a chegada de Vizeu, não cometam o erro de encostar Clebão. Os dois serão de grande valia.

Juntos

Não tardará a pergunta: Vizeu e Clebão poderão jogar juntos. Claro que sim. Vai depender, dentro das circunstâncias, de como o técnico Guto Ferreira estabelecerá a função de cada. No passado havia essa bobagem de que fulano não podia jogar ao lado de beltrano. Hoje, zagueiro joga como atacante e atacante como volante... Tudo pode.

Volta por cima

A derrota do Fortaleza para o Fluminense passou. Foi um resultado difícil de ser digerido, mas deve ser esquecido. O Fortaleza tem condições de dias bem melhores. Nem sempre uma equipe está inspirada em todas as partidas. Há os momentos de apagão. É o dia em que o time não se encontra. Foi o que houve com o Leão. Bola para frente, amigos.

Pílulas

A atual Série A tem apresentado resultados que não permitem avaliação segura sobre qualquer equipe, mesmo as que estão no G-4. Observem: o São Paulo viu alma para segurar o Fortaleza no segundo tempo no Morumbi. Só ganhou nos pênaltis.

Aí, esse mesmo São Paulo vai ao Maracanã. Lá pega o poderoso Flamengo. Mete humilhante 4 a 1 no Mengão. E volta para casa com três pontos. O Palmeiras, com problemas internos, mete 3 a 0 no Atlético-MG tido há pouco como a sensação. Dá para entender?