De olho no adversário tricolor na decisão da Sula

Confira a coluna desta terça-feira (25)

Legenda: A LDU tem jogadores experientes, como o peruano Paolo Guerrero (à direita)
Foto: DIVULGAÇÃO / LDU

A experiência internacional da Liga Desportiva Universitária de Quito (LDU) tem de ser levada em consideração. Fundada no dia 11 de janeiro de 1930, tem uma história muito bonita. Um de seus feitos notáveis foi a conquista da Libertadores da América de 2008, em pleno Maracanã. No jogo de ida, em Quito, a LDU aplicou 4 a 2 no Fluminense. No jogo de volta, no Rio, o Fluminense deu o troco: venceu por 3 a 1. Houve prorrogação de 30 minutos (0 x 0). Na decisão por pênaltis, a LDU venceu por 3 x 1. O goleiro Cevallos foi o herói. Pegou três pênaltis. Levou a LDU ao título, silenciando 80 mil torcedores no Maracanã.

Então ganhou a vaga na decisão do Mundial de Clubes da FIFA. No dia 21 de dezembro de 2008, em Yokohama, no Japão, enfrentou o Manchester United da Inglaterra, que tinha Cristiano Ronaldo e Carlito Tevez no ataque. A LDU foi brava. Resistiu até 28 minutos do segundo tempo, quando o atacante Wayne Rooney, fez o gol que deu o título mundial ao time inglês. É bom frisar que, em 2009, a LDU também foi campeã da Copa Sul- Americana. Novamente decidiu com o Fluminense. Em Quito, a LDU goleou (5 x 1). No Maracanã, o Fluminense ganhou (3 x 0). No saldo de gols, a LDU garantiu o título da Sula.  

  

Bi da Recopa Sul-Americana  

  

A LDU conseguiu também dois títulos internacionais de grande importância. Foi campeã da Recopa Sul-Americana em 2009, quando, no placar agregado, ganhou do Internacional de Porto Alegre. E foi bicampeã da Recopa em 2010, quando, também no placar agregado, ganhou do Estudiantes da Argentina. A Recopa é disputada entre o campeão da Libertadores e o campeão da Sul-Americana.  

  

Consideração  

  

O Fortaleza, que chega pela primeira vez a uma decisão internacional, deve, pois, não se deixar envolver por provocações tão comuns nas disputas de competições assim. A LDU já vivenciou mais o calor desses confrontos. Mas o Fortaleza tem um dado importante a seu favor: no seu elenco, há vários argentinos que também já têm experiência nestes tipos de competição.  

  

    

Diferença  

  

Na época, em 2009, a Copa Sul-Americana era decidida em duas partidas. Uma na casa de cada competidor. Pelo regulamento atual, a decisão acontece em uma única partida, em campo neutro. Eu preferia o modelo anterior. Era mais justo. E dava aos torcedores a oportunidade de verem em casa as suas equipes.   

  

Distância  

  

Maldonado fica a aproximadamente 3.860 km de distância de Fortaleza. Convenhamos, é uma dificuldade imposta às torcidas das duas equipes. A distância entre Quito e Maldonado é de aproximadamente 4.523 km. Só mesmo quem tem poder aquisitivo bem elevado pode arcar com as despesas de uma viagem assim. São as coisas estranhas do futebol.  

  

Conmebol  

  

Diante das dificuldades para viajar, só um número privilegiado de torcedores consegue ir ao jogo. Na decisão de 2022, na qual o Atlhetico-PR ganhou (1 x 0) do Bragantino, sagrando-se campeão, o público foi decepcionante no Estádio Centenário em Montevidéu. Aí a Conmebol, para dar uma ideia de casa cheia, mandou a decisão 2023 para o pequeno Estádio Domingo Burgueño. Absurdo.  



Assuntos Relacionados