Craques Cearenses, ídolos premiados

Há alguns dias, escrevi sobre a enquete que, ao seu término, apontará o melhor jogador do futebol cearense em todos os tempos. Missão difícil. Aí lembrei de dos jogadores cearenses, de nascimento, que ganharam fama pelos gramados do mundo. O que ganhou os dois títulos mais importantes foi Iarley, nascido em Quixeramobim. Foi um craque excepcional. Sua passagem no futebol cearense foi curta. Cedo foi para o exterior. Suas maiores conquistas se deram fora do Estado do Ceará. Nenhum outro cearense conquistou o que ele conquistou: dois títulos mundiais de clube, dando show de bola. Iarley foi campeão argentino e campeão do mundo pelo Boca Juniors (2003). Foi campeão da Copa Libertadores e campeão do mundo pelo Internacional de Porto Alegre (2006). Foi campeão cearense pelo Ceará, campeão goiano e campeão paraense. Tem outros incontáveis prêmios. Daí as referências de agora. Na sede do Boca Juniors, em Buenos Aires, Iarley tem espaço especial, amado e aplaudido na Bombonera. Na sede do Internacional, também espaço dedicado a Iarley, que fez a diferença na decisão no título mundial conquistado em 2006 contra o Barcelona.

Idolatrado

O cearense, atacante Jardel, é o melhor e mais amado jogador brasileiro que atuou no futebol português. É o brasileiro mais importante da história de Portugal. Três vezes campeão pelo Porto. Uma vez campeão português pelo Sporting. Cinco vezes artilheiro do Campeonato Português, sendo quatro vezes seguidas.

Conquistas

Jardel foi tricampeão carioca pelo Vasco, campeão gaúcho pelo Grêmio. Campeão e artilheiro da Libertadores pelo Grêmio. Três vezes artilheiro da Europa. Vice-campeão mundial pelo Grêmio (1995). Campeão da Recopa Sul-Americana pelo Grêmio. Campeão goiano pelo Goiás. Campeão da Turquia pela Galatasaray.

Convocação

Iarley, apesar de dois títulos mundiais de clubes e excelente qualidade de futebol, nunca foi convocado para a Seleção Brasileira. Um absurdo. Jardel esteve várias vezes na Seleção Brasileira. Iarley sequer foi lembrado, mesmo depois de ter dado show de bola pelo Internacional quando ganhou o mundial ao derrotar o Barcelona no Japão.



Assuntos Relacionados