Campeonato Cearense: a imagem é nossa

O Sistema Verdes Mares de Comunicação é o novo detentor dos direitos de transmissão do Campeonato Cearense

Legenda: Gustavo de Negreiros, gerente de esportes do SVM, Gustavo Bortoli, diretor de jornalismo e esporte, Ruy do Ceará, superintendente do SVM, Mauro Carmélio, presidente da FCF, Mauro Carmélio Neto, vice-presidente da FCF, Erick Picanço, diretor comercial do SVM e Fábio Ambrósio, diretor de programação do SVM
Foto: Kid Júnior / SVM

Desde 1956, acompanho o certame estadual. Mas a primeira decisão que vi foi a de 1957, quando o Ceará derrotou (1 x 0) o Usina, sagrando-se campeão. Eu tinha 10 anos de idade. Já se passaram 66 anos. Na época, as transmissões eram feitas apenas através do rádio. Jamais imaginei que, muitos anos depois, em 2008, eu teria a felicidade de narrar pela televisão os jogos do Campeonato Cearense. Naquele ano, o Sistema Verdes Mares tinha adquirido os direitos de transmissão e passou a mostrar ao vivo a competição estadual. A partir daí, o Campeonato Cearense cresceu em status e conteúdo. Ganhou uma visibilidade nunca antes alcançada na história.

A Televisão Verdes Mares, com um trabalho de alto nível, fez chegar aos lares cearenses o que havia de melhor da produção futebolística estadual. Agora, numa jogada inspirada nos grandes mestres da bola, o Sistema Verdes Mares assinala mais um golaço: em 2024, com exclusividade, fará a cobertura do certame. Ao readquirir os direitos de transmissão, formalizando uma parceria com a Federação Cearense de Futebol, a TV Verdes Mares reafirma o seu compromisso de fazer o melhor. O Campeonato Cearense terá novamente a nossa imagem.  

 

Importância 

 

Há peculiaridades que darão ao Campeonato Cearense de 2024 uma importância muito especial. O Fortaleza lutará pelo hexacampeonato, título jamais alcançado por um time de futebol no nosso estado. Naturalmente, o Ceará tentará impedir que tal conquista tricolor aconteça. Será, portanto, uma disputa particular, privada, entre os dois rivais. 

 

Hexa e hepta 

 

Reafirmo o que citei na coluna anterior. É difícil um time ganhar o hexacampeonato de forma direta. O Náutico de Recife conseguiu sagrar-se campeão pernambucano seis vezes seguidas: 1963, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968. O Bahia fez mais. Conquistou, de forma seguida, sete títulos de campeão baiano, sagrando-se heptacampeão: 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978 e 1979.  

 

Chance coral 

 

Não esqueçam que o Ferroviário vem no embalo de uma conquista muito significativa: campeão invicto da Série D nacional em 2023. Foi o segundo título nacional conquistado pelo Ferrão. O primeiro foi em 2018. Portanto, tem todo o direito de almejar o título estadual de 2024. O último título cearense conquistado pelo Ferrão foi o bicampeonato de 1994/1995. 

 

Quase 

 

O Ferroviário, após o bicampeonato cearense de 1994/1995, chegou à decisão do Campeonato Cearense em quatro oportunidades. Em 1996, em 1998, em 2003 e em 2017. Ficou com o vice-campeonato. Quero acreditar que o Ferroviário, com o moral elevado decorrente do título invicto da Série D nacional, terá tudo para encarar os sempre considerados favoritos, Fortaleza e Ceará. 

 

Conclusão 

 

O Campeonato Cearense de 2024, agora com a cobertura exclusiva da TV Verdes Mares, terá uma projeção especial. A experiência nacional e internacional da nossa equipe de narradores, comentaristas e repórteres, apoiada por uma equipe técnica altamente qualificada, garantirá o padrão que o torcedor merece. O Campeonato Cearense: a imagem é nossa.