Autores de hinos dos clubes são esquecidos

No momento em que o árbitro apita, encerrando uma decisão de campeonato ou copa, logo a televisão faz tocar o hino do campeão. Além do hino, coloca o emblema do time. É de praxe. Boa parte da torcida conhece a letra. Canta. Extravasa sentimentos. Sim, mas quem é o autor do hino? Ontem, o Ceará Sporting Club completou 106 anos. No "A Grande Jogada" (TV Diário) foi feita uma homenagem a José Pattápio da Costa Jatahy, autor do Hino do Ceará. Ele, além de compor, também fez a gravação original, disponível no Youtube. Jatahy foi eleito melhor cantor cearense em 1942. A homenagem de ontem foi justa. José Jatahay, nascido no dia 10 de novembro de 1910, foi contratado como cantor pela Ceará Rádio Clube na década de 1930. Morreu em 1983 aos 73 anos de idade. Hoje, é nome de importante avenida de Fortaleza. Aí, eu pergunto pelos demais compositores que escreveram os hinos dos outros clubes. Quem são? O do Hino do Fortaleza é de Jacson de Carvalho, notável desportista. Foi muitas vezes aos programas que eu apresentava. Um desportista exemplar. Jacson gostava de compor. Dele a música "O Charuto do Rolim", homenagem ao saudoso, velho guerreiro, Luís Rolim Filho.

Fenômeno

No Rio de Janeiro há um fato muito curioso. Lamartine Babo compôs o hino de quase todos os clubes cariocas. Dele a autoria dos hinos do América (seu time de coração), Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Bangu. Depois compôs também os hinos do São Cristóvão, Madureira, Olaria, Bonsucesso e Canto do Rio. Um gênio

Campeão dos campeões

O Hino do Corinthians teve a letra composta pelo radialista Lauro D'Ávila. Já a música teve a participação do maestro Edmundo Russomanno. O título de "Campeão dos Campeões" pegou. O Corinthians tinha um hino anterior, mas o de D'Ávila, por ser mais popular, foi reconhecido como hino oficial.

Ferrão

O Hino Oficial do Ferroviário foi composto pelo desportista Zezé do Vale, que eu conheci muito bem. Zezé era uma pessoa muito agradável. Começa com "Salve, Salve, FAC". Mas o Ferroviário tem também o "Hino ao Tubarão" cujos autores são J. Augusto e Zé Limeira. Informação apoiada na pesquisa feita por Robério Pereira Barros e Sidney Barbosa da Silva.

Na minha avaliação, considero o hino do Fluminense o mais bonito de todos que já ouvi. Depois do Hino do Fluminense, considero mais bonito o do Corinthians. Questão de gosto não se discute. Essa é apenas a minha opinião.

Há quem considere o do Flamengo o mais bonito. Outros o do América do Rio. Bom, deve ter muita influência, na avaliação da música, o espírito do torcedor. Claro, é natural que cada um considere mais bonito o hino de seu time. Mas não é bem assim.



Assuntos Relacionados