As seguidas derrotas sem explicação

Leia a coluna desta sexta-feira (29)

Legenda: O Fortaleza vive fase ruim após 3 derrotas seguidas na temporada
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza EC

A torcida do Fortaleza tem muitas razões para revelar a perplexidade que ora ostenta. São três derrotas. O vibrante time, que sabia se impor pelo ritmo intenso e harmonia, hoje não é sequer a sombra do que foi. Desmoronou como deslizamento de terra. Desceu como carro sem freio na ladeira da serra. Sei que há exagero nas figuras que criei, mas serve de alerta para análise geral. O que aconteceu? Que motivos poderiam ter levado aos fracassos de agora um time antes tão vitorioso? Até hoje ninguém conseguiu dar uma explicação plausível. Ninguém. 

Nem Marcelo Paz, nem Alex Santiago, nem Juan Pablo Vojvoda, nem a alta cúpula tricolor, nem os cronistas deportivos... É um mistério. Oscilar todo time oscila. Cair de produção todo time cai. Mas sempre há um motivo. No caso tricolor, não se sabe. Se fosse no fim da temporada, seria a estafa. Ora, não tem três meses que o calendário esportivo começou. Não estou entendendo nada. O grupo é o mesmo. A filosofia é a mesma. O treinador é o mesmo. Dinheiro em dia. Então, como detectar o que aconteceu ou o que está acontecendo no Pici? Impossível responder. Amanhã começa a decisão do título diante do Ceará. Nova chance para descobrir o mistério. 

 

Conjunto 

 

Cometerá injustiça quem apresentar um bode expiatório, tentando justificar o atual momento ruim do Fortaleza. Não há culpado único. A culpa é coletiva. Talvez uma exceção aqui, outra exceção ali. Ainda assim, de difícil percepção. Dirão, talvez, Moisés não voltou como antes. Ora, não é apenas Moisés. Não é apenas Galhardo. Não é apenas Pikachu. É o grupo. 

 

Verdade  

 

O Ceará está animado com a série de vitórias. Certo. Mas é preciso ser dito que o time não jogou nada na vitória de virada sobre o Itabaiana. É válido festejar a classificação. O time passou para a fase seguinte da Copa do Nordeste. Mas a verdade tem de ser dita. O time jogou mal. Salvou-se pela obra individual de Erick Pulga. 

 

Decisão 

 

Vou completar 59 anos de profissão no próximo mês de setembro. Portanto, experiência significativa no tocante a decisões do Campeonato Cearense. Esqueçam, pois, o que houve até aqui. Esqueçam derrotas, vitórias, empates. Decisão de certame estadual é algo especial que acontece na hora da disputa.  

 

Não entram 

 

As produções negativas de jogos passados já estão para trás. Não entram em campo amanhã. Entrarão em campo duas equipes desvinculadas de tudo o que aconteceu. Passará a valer tão única e exclusivamente o que for acontecendo durante a partida. Fortaleza e Ceará, quando decidem qualquer competição, transformam-se. Ou se agigantam ou se apequenam. Só se sabe na hora. 

 

Conclusão 

 

Velhas frases. Manjadas frases. Válidas para a eternidade. Macaco velho não mete a mão em cumbuca. Clássico é clássico. Futebol é uma caixinha de surpresas. Clássico nivela. Quantas vezes ouvi o saudoso comentarista Paulino Rocha dizer isso. Vou na carona com o saudoso campeão de audiência. Não arrisco nada. Deixo acontecer.  



Assuntos Relacionados