A vantagem do empate e seus perigos

Leia a coluna do Tom Barros

Legenda: Ferroviário e Ceará se enfrentam neste sábado.
Foto: Kid Junior/SVM

Hoje, no Castelão, haverá a definição do primeiro finalista do Campeonato Cearense de 2024. O Ceará tem a vantagem do empate porque venceu (2 x 3) o jogo de ida. As condições, portanto, são bem favoráveis ao Vozão. Além disso, o Ferroviário sofreu o desgaste da viagem a São Luiz, onde foi eliminado da Copa do Brasil, perdendo nos pênaltis para o Sampaio Corrêa. São fatores que poderão ter uma influência muito grande no andamento da partida. Teoricamente, o time do Ceará tem um elenco que oferece melhores opções. Mas o Ferroviário, apesar de menos opções no elenco, sabe trabalhar os seus valores.

O técnico coral, Maurício Copertino, certamente observou com detalhes os fatores que levaram o Ferrão a perder o primeiro jogo. Foram erros crassos, individuais, que comprometeram. Para a correção de erros coletivos a solução é treinamento continuado. Para correção de erros individuais, a solução é um puxão de orelha. Em linhas gerais, o favorito continua sendo o Ceará. Mas, como costumo explicar, ser favorito não é certeza de vitória. É, na verdade, um indicativo a respeito da situação do momento. A vantagem do empate, não raro, é ilusória. Comete grave equívoco quem entra apenas para mantê-la. 

Caminho 

O time detentor da vantagem do empate, quando não se limita à vantagem obtida, pode se dar muito bem. Como o adversário terá de se expor mais, é claro que oferecerá espaços. Quem tem jogador veloz e arisco, como Erick Pulga, pode tirar disso o melhor proveito possível. Creio que será o caminho natural na estratégia alvinegra. 

Na frente 

Ao Ferroviário será de fundamental importância a marcação de um gol primeiro. Com isso, obrigará o Ceará a subir. Então, passará também a encontrar espaços, fato que dará melhores condições de manobra e penetração a Vitinho, Ciel e Gabryel Martins. Repito: tal situação somente se desenhará em caso de marcação do primeiro gol pelo Ferroviário. 

Aberto 

Tenho 58 anos de profissão. Vou completar 60 anos de trabalho em setembro deste ano. Portanto, são muitos anos de janela. E por essa janela já vi de tudo. Vi favoritos desabarem em fracasso. Vi time menos qualificado agigantar-se como campeão. O futebol é fantástico porque não admite vitórias antecipadas nem derrotas com aviso prévio. É hoje. Quem? Qual? Impossível dizer. 

Amanhã 

O outro finalista será conhecido amanhã. O Fortaleza é o favorito. Como, se não conseguiu ganhar o primeiro jogo? Sim, mas exercitou total predomínio, haja vista o número de finalizações. Não tem a vantagem do empate, mas tem um elenco muito superior. De qualquer forma, vale o que disse acima: o futebol não admite vitórias antecipadas nem derrotas por aviso prévio. 

Animou 

Ficou claro que o empate obtido pelo Retrô diante do Fortaleza no Castelão animou o Maracanã. Há algo semelhante entre a proposta que foi adotada pelo time pernambucano e a adotada pelo Maracanã. Acho muito difícil o técnico Júnior Cearense mudar a proposta. Deve mesmo jogar por uma bola ou, em último caso, levar a decisão para os pênaltis.  



Assuntos Relacionados