Volta à normalidade vai depender da disciplina

A retomada das atividades do setor produtivo na Capital cearense, que foi possível graças a uma estabilização do número de casos e mortes em comparação com a redução das internações pelo novo coronavírus, vai depender da disciplina de cada cidadão para o novo tipo de "normalidade". Nesta segunda-feira (8), no dia de reabertura de shoppings, por exemplo, verificou-se duas situações diferentes e antagônicas. Por um lado, o cumprimento regular de medidas de segurança e higiene por meio das empresas. Pelo que este colunista pôde acompanhar, a maior parte das lojas estão seguindo à risca o protocolo.

O problema maior é mesmo o cidadão. Será preciso tempo, consciência e disciplina para que todos estejam aptos às novas regras de convivência.

É importante lembrar que o isolamento social ainda está em vigor e é preciso ser respeitado por uma parte da população.

Um risco à Saúde

Neste momento, em que não é recomendável aglomerações, regras básicas como a manutenção da distância entre as pessoas estão sendo descumpridas sistematicamente. Há desrespeito, por exemplo, no uso de elevadores. Até mesmo o ato de aguardar a saída de uma pessoa para entrar em um espaço é ignorado por alguns. O uso inadequado da máscara é outra realidade preocupante na Capital.

É preciso entender que hábitos comuns de outrora terão de ser abolidos, sob pena de termos que retroceder na estratégia de reabertura. É responsabilidade de cada um de nós.

Medida sanitária e econômica

Por falar em uso de máscara, o Governo do Estado publicou, na edição desta segunda-feira (8), do Diário Oficial, oito extratos de contratação sem licitação para empresas do setor têxtil para a confecção de máscaras de tecido para distribuição à população. Um total de 5 milhões de unidades foram adquiridas por um total aproximado de R$ 7,5 milhões, média de R$ 1,51 por unidade. Na publicação, duas justificativas: a distribuição das peças para ajudar a conter o avanço do coronavírus e uma colaboração para a sobrevivência de empresas do setor e a preservação dos empregos.

Julgamento na lava-jato

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta terça (9), o julgamento do suplente de deputado federal cearense, Aníbal Gomes. Ele é acusado pela Procuradoria Geral da República de crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no âmbito da operação lava jato. A sessão de julgamento começou na semana passada, com voto do relator, ministro Edson Fachin, a favor da condenação. O acompanhou, o revisor do caso, ministro Celso de Mello. Faltam votar Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Carmem Lúcia. Aníbal pode ser o segundo político condenado pelo Supremo na operação Lava-Jato.

Substituições

O Diário Oficial do Município de Fortaleza já traz o nome do novo secretário de Governo do prefeito Roberto Cláudio, Laudélio Bastos, que era executivo de Samuel Dias. Também já estão nos cargos uma nova secretária de Turismo e da Regional II, em substituição a Alexandre Pereira e Ferruccio Feitosa. Já para a vaga de Élcio Batista, na Casa Civil do Estado, ainda não há um substituto oficial. O cargo aparece vago no Diário Oficial.