Reta final: focado entre Rio e São Paulo, Bolsonaro não deve vir ao Nordeste antes da eleição

Em Fortaleza, o ex-presidente apoia o correligionário André Fernandes, que briga por vaga no segundo turno

Legenda: Bolsonaro esteve em Fortaleza, no dia 17 de agosto, para participar do ato da campanha de André Fernandes
Foto: Fabiane de Paula

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá focar sua atuação na reta final da campanha eleitoral no Rio de Janeiro, sua base eleitoral, e em uma ofensiva na região do Vale do Paraíba, que pega ainda uma parte de municípios do interior do São Paulo. Bolsonaro é a maior liderança do PL e já esteve, por exemplo, no Ceará, para participar da campanha de André Fernandes em Fortaleza. 

Bolsonaro é citado na pesquisa Quaest, contratada pela TV Verdes Mares, entre as lideranças que influenciam voto na Capital cearense. Na reta final, entretanto, o ex-presidente priorizou regiões como Centro-Oeste, Norte e Sudeste. 

Na Capital cearense, André Fernandes (PL) vem apresentando uma curva de crescimento nas pesquisas Quaest entre o dia 22 de agosto e a semana passada. Ele está tecnicamente empatado na liderança, segundo o último levantamento, com o candidato do PT, Evandro Leitão. 

Aliado de Bolsonaro, André Fernandes utilizou estratégias diferentes sobre o uso da imagem dele em sua campanha. O ex-presidente esteve em Fortaleza ainda no começo do embate eleitoral, onde participou de uma carreata ao lado do candidato do PL. 

Parte da estratégia, segundo André, é se apresentar diretamente à população em algumas peças e plataformas, enquanto reforça a parceria com Bolsonaro em outras. 

Este conteúdo é útil para você?