Prefeito de Juazeiro do Norte é alvo de operação que investiga fraudes em contrato de coleta do lixo

Ministério Público investiga o possível cometimento de crimes como corrupção, fraude em licitação e associação criminosa

Legenda: Prefeito deverá tentar a reeleição no pleito de outubro
Foto: Thiago Gadelha

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, uma secretária da gestão municipal e três empresários da Região foram alvo de mandados de busca e apreensão na operação “Nullum Pactum”, do Ministério Público Estadual, que investiga fraudes e desvios nos contratos de coleta de lixo no principal Município do Cariri. 

A investigação, tocada pela Procuradoria de Crimes contra o Patrimônio Público (Procap), conseguiu, ainda, por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o afastamento do cargo da secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Genilda Ribeiro Oliveira. 

Ao todo, 14 mandados foram cumpridos, inclusive na casa do prefeito de Juazeiro, na investigação que apura o possível cometimento de crimes como corrupção, fraude em licitações, falsidade ideológica e associação criminosa, segundo comunicado do Ministério Público. Foram apreendidos celulares e documentos nos alvos dos mandados. 

De acordo com as investigações, a coleta de lixo de Juazeiro do Norte estaria sendo alvo de desvios, sob comando de empresários que fizeram doação de campanha para o gestor do Município. O contrato de coleta de lixo é um dos maiores da Prefeitura de Juazeiro do Norte. 

A operação, que trata de questões administrativas da Prefeitura ocorre no início do ano eleitoral e, os desdobramentos, evidentemente, podem ter impactos na corrida à sucessão na maior cidade do Interior do Estado.