Os desafios de André Fernandes, candidato de Bolsonaro à Prefeitura de Fortaleza

O deputado federal do PL traz um discurso conservador e religioso para sua primeira disputa majoritária

Legenda: Três candidaturas no campo de direita vão desafiar o nome do PL
Foto: Câmara dos Deputados

Deputado federal mais votado nas últimas eleições 2022, André Fernandes (PL) lança, nesta sexta-feira (2), seu nome na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, em convenção que não será aberta ao público. Ele representa a ala conservadora bolsonarista e é o nome mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro no Ceará.  

Com grandes resultados nas duas últimas eleições para deputado, sendo recordista de votos em ambas, Fernandes chega a sua primeira candidatura majoritária com o trunfo de representar um grupo político consolidado, mas terá desafios consideráveis na disputa. 

Destaque na pré-campanha

A forte atuação na fase de pré-campanha, trazendo inclusive Bolsonaro ao Ceará, deu a André Fernandes o maior crescimento orgânico entre os pré-candidatos à Prefeitura. Ele é um nome novo, ainda desconhecido de disputas majoritárias na Capital. 

Público religioso

A seu favor, André traz um viés ideológico conservador com uma pauta forte voltada para costumes, tendo como referência o ex-presidente Bolsonaro. A candidatura aposta ainda na mobilização de um público religioso. O pai de André, Alcides Fernandes, é pastor evangélico e deputado estadual. A companheira de chapa dele, Alcyvania Pinheiro, é advogada e se tornou conhecida pela atuação em uma comunidade católica. 

Desafios na campanha

André, entretanto, esbarra em questões que podem ser desafiadoras. A primeira delas é a rejeição a Jair Bolsonaro, ainda em índices consideráveis em Fortaleza.  

Além disso, ele se depara com outras duas candidaturas no campo de direita, caso de Capitão Wagner e Eduardo Girão.  

Por fim, terá de convencer o eleitorado de que a falta de experiência administrativa não será um problema para ele gerir uma das maiores cidades do País.