Governador pede apoio a deputados federais na compra de equipamentos do Hospital Universitário

Unidade está com obras físicas prontas e vai precisar de R$ 250 milhões para equipamentos

Legenda: Deputados e federais e senadores estão mobilizados para enviar emendas ao orçamento da União
Foto: Divulgação

O governador Elmano de Freitas (PT) está reunido nesta manhã de segunda-feira (9), no Palácio da Abolição, sede do governo do Estado, com a bancada federal cearense. O objetivo do encontro é buscar recursos para a fase de urbanização e compra de equipamentos para o Hospital Universitário da UECE, que vai atender a Região Metropolitana de Fortaleza. 

A unidade está com obras físicas prontas e serão iniciados, nesta segunda-feira (9), os trabalhos de urbanização e acesso às vias que levam à unidade. Entretanto, uma fase de licitação está próxima de começar para a aquisição de equipamentos hospitalares para a unidade. 

Esta coluna apurou que o Estado precisa de cerca de R$ 250 milhões para a nova fase. O governador está conversando com os parlamentares no sentido de garantir emendas ao orçamento da União para a conclusão da unidade. 

Nos últimos anos, ainda sob administração de Camilo Santana e Izolda Cela, o estado solicitou prioridade aos deputados para o Hospital. A divisão desses recursos sempre foi alvo de polêmica, pois alguns deputados consideram que o envio das verbas deve ser individualizado, de acordo com os interesses dos parlamentares. 

Tratamento de câncer

Na reunião, o governador apresentou aos parlamentares o programa de tratamento de oncologia do Estado, que já começou a funcionar no Hospital Regional Vale do Jaguaribe.

O gestor pediu apoio à medida que foi uma promessa de campanha do governador. O coordenador da bancada cearense em Brasília, deputado Eduardo Bismarck (PDT) disse, nas redes sociais, que vai articular para que a bancada possa contribuir com o projeto.