Eleições 2020: Briga pelo voto nos bairros de Fortaleza será acirrada

A disputa pelas 43 cadeiras da Câmara Municipal de Fortaleza será acirrada, chegando, em alguns locais, até a troca de agressões como já foi registrado recentemente. Naturalmente, a eleição deste ano será atípica por conta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus que postergou o início da campanha e deve impor ainda mais regras para as atividades de rua - uma dificuldade territorial a ser considerada.

Além disso, a própria dinâmica política passa por mudanças, por conta do ativismo digital, que tem, desde a eleição de 2018, produzido fenômenos de votação para figuras que ganharam relevância e seguidores exclusivamente por meio das redes sociais.

A Câmara Municipal da Capital é composta, em sua maioria, por parlamentares ligados aos bairros e a setores sociais mais tradicionais. É provável que a próxima composição traga mais parlamentares com o outro perfil. Assim, as incertezas têm acirrado os ânimos entre os vereadores nos bairros.

Em casa

Pré-candidato a prefeito pelo PDT, o deputado estadual Salmito Filho esteve, ontem, na Câmara Municipal, da qual já foi presidente. Salmito exerce liderança sobre um grupo de vereadores. Tanto que, nos bastidores, vários admitem a preferência por ele na disputa interna da legenda que tem ainda Ferruccio Feitosa, Idilvan Alencar, José Sarto e Samuel Dias. O PDT, aliás, está entrando em um momento decisivo da escolha do candidato e da montagem da chapa. Nesta semana o partido receberá resultado de pesquisas qualitativas e quantitativas.

Começou a corrida

Por falar na sucessão da Capital, já temos o primeiro candidato confirmado na corrida ao Paço Municipal: Samuel Braga, do Patriota. A convenção ocorreu, sem pompa, na última terça-feira. Samuel nem era citado nas listas definitivas da Capital, o que demonstra que deve haver uma pulverização de candidaturas no primeiro turno. A vice dele será a advogada Roberlene Rodrigues, também do Patriota.

Cearense no DF

O advogado cearense Renato Guanabara Leal de Araújo, que atua em Brasília, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). A vaga cabe à classe de juristas, e o nome do advogado público foi escolhido a partir de lista tríplice definida pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. O cearense é procurador do Distrito Federal há 21 anos. Ele é filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Vicente Leal. O procurador também tem atuação como representante da classe dos advogados públicos como diretor Administrativo e Financeiro.



Assuntos Relacionados