Desembargador cearense é único nordestino na lista para ministro do STJ; Lula fará escolha

Quatro nomes vão concorrer a duas vagas destinadas aos desembargadores estaduais e federais na composição da Corte

Legenda: O desembargador cearense Teodoro Silva Santos está na lista quádrupla escolhida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Foto: Arquivo DN

O desembargador cearense Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará, está na lista quádrupla escolhida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a escolha de dois ministros da Corte pelo Presidente Lula.

O magistrado cearense é o único nordestino na lista definida pelos ministros do STJ. Os outros escolhidos são: Carlos Von Adamek (SP), o mais votado da lista, José Afranio Vilela (MG) e Elton Leme (RJ).

Os quatro nomes vão concorrer a duas vagas destinadas aos desembargadores estaduais e federais na composição da Corte.

Os outros três concorrentes do desembargador cearense são de estados do Sudeste. Aliás, dos 33 ministros da Corte, os sudestinos já têm maioria.

Após o período de escolha no Judiciário, tem início uma nova fase de articulação política para obter a indicação. Nos bastidores de Brasília, políticos cearenses exaltam a indicação do desembargador Teodoro.

O fato de ele ser o único nordestino na lista, em uma Corte que já tem maioria de ministros do Sudeste, é um ponto a ser destacado na articulação que chegará ao Palácio do Planalto.