De olho na eleição, prefeito se apressa para inaugurar areninhas e cria saia-justa com o Estado

Prefeitura de Santa Quitéria nega que tenha tenha entregue equipamentos sem anuência, mas admite "desacerto" de agendas

Legenda: Inauguração apressada levou vereador do município a denunciar irregularidades
Foto: Reprodução/redes sociais

No município de Santa Quitéria, na região Norte do Estado, a pressa do prefeito em inaugurar obras antes do fim do prazo de proibição da legislação eleitoral acabou criando uma saia-justa entre a gestão municipal e o governo do Estado. O gestor, José Braga (PSB), o Braguinha, resolveu entregar duas obras estaduais antes mesmo do check-list de encerramento feito pelo órgão competente do governo. 

As duas areninhas, uma na sede outra no distrito de Lisieux, custaram mais de R$ 620 mil aos cofres Públicos. Esta coluna apurou que as duas foram entregues pelo prefeito sem a anuência da Casa Civil do governo Elmano de Freitas, que sempre faz uma checagem final, após as ligações obrigatórias de água, esgoto e energia, que ficam a cargo das prefeituras. 

Em nota a esta coluna, a Prefeitura nega que tenha promovido as inaugurações sem anuência do Estado, mas admite que houve um “desacerto” na agenda de inaugurações por conta do calendário eleitoral.  

Na pressa para aparecer no ato de inauguração, o prefeito do Município pulou a etapa de conferência da obra. 

Calendário eleitoral 

De acordo com o calendário eleitoral, o último dia para que gestores municipais que são pré-candidatos participassem de inaugurações e entregas de obras públicas foi na última sexta-feira (5).