Após impasse, Assembleia Legislativa considera resolvida a indicação da liderança do PDT

Guilherme Landim foi o nome indicado pela maioria dos deputados, mas partido quer Cláudio Pinho. Caso deve parar na Justiça

Legenda: Guilherme Landim está mantido na liderança por escolha da bancada, mas o caso pode ir à Justiça
Foto: Alece

A Assembleia Legislativa do Estado já deu como resolvida a pendência em torno da indicação da liderança do PDT na Casa. O nome indicado pela maioria dos deputados filiados à legenda foi o de Guilherme Landim. Rachado desde 2022, o partido fez reunião semana passada na qual havia repassado informações à imprensa de ter escolhido Cláudio Pinho para o Cargo.  

No entendimento do Poder Legislativo, a indicação que prevalece, entretanto, é a da bancada conforme o regimento interno.

Veja também

Em nota enviada a esta coluna, a Assembleia Legislativa reforça que os líderes são escolhidos pela maioria absolutas dos membros do bloco ou do partido político. 

“Foi protocolado no dia 16/2, sexta-feira, um documento com a indicação de nove deputados da bancada do PDT para que o deputado Guilherme Landim seja o líder, vice-líderes os deputados Jeová Mota e Marcos Sobreira. A Casa Legislativa trabalha com o dado oficial”, diz o esclarecimento. 

O PDT questiona o exercício da liderança partidária por parlamentares que não mais têm identificação com a legenda. O regimento interno da Casa, porém, delega aos parlamentares e não ao partido essa definição. 

A direção regional do partido já sinalizou que poderá recorrer à Justiça para resolver a questão. Novo capítulo deve ocorrer em breve. 

Este conteúdo é útil para você?