As atletas brasileiras são as grandes responsáveis pela campanha nacional nos Jogos de Tóquio. Das quatro medalhas douradas conquistadas até o momento, três são de mulheres e duas delas em esportes individuais.
Somente em 2008, o Brasil teve a sua primeira medalha de ouro feminina individual com Maurren Maggi. Anos depois, Sarah Menezes (2012) e Rafaela Silva (2016) conseguiram através do judô. Mas nestes Jogos de Tóquio, em uma edição, o Brasil já conquistou duas individuais, com os ouros de Rebeca Andrade (ginástica) e Ana Marcela Cunha (natação).
Além delas, Kahena Kunze e Martine Grael foram bicampeãs olímpicas. Rayssa Leal (skate street), Mayra Aguiar (judô) e Stefani e Pigossi (tênis) também conquistaram medalhas. Beatriz Ferreira, no boxe, tem grandes chances de ouro.
A participação feminina nos Jogos de Tóquio já é a melhor do Brasil na história das Olimpíadas.
Veja as melhores chances e palpites:
A aposta da coluna é que, com alguns dos nomes cotados abaixo, o Brasil feche os Jogos de Tóquio com 5 ouros, 6 pratas e 9 bronzes, ficando abaixo da campanha dos Jogos do Rio, mas batendo o recorde de número absoluto de medalhas, com 20 no total.