Móveis: Ceará cultiva eucaliptos em marco

Em 1999, a Embrapa Semiárido desenvolveu, no Norte do Ceará, pesquisa com cerca de 40 espécies de eucaliptos de variadas origens geográficas. Mais recentemente, novas pesquisas da Embrapa Agroindústria Tropical, com sede em Fortaleza, em parceria com a Adece, o Sindmóveis-Ceará, o Dnocs, o Indi e empresas do polo madeireiro do município de Marco foram feitas com excelente resultado (houve quem, no início, as considerasse inadequadas), ampliando as perspectivas de êxito do investimento.

Pois bem: a Jacaúna e outras empresas da indústria moveleira cearense juntaram-se em um projeto que prevê, em uma área de cinco mil hectares, o cultivo de eucaliptos e outras espécies nobres todas utilizadas na fabricação de móveis. Já estão plantados lá mil hectares. As árvores já alcançam a idade adulta aos dois anos.

Nos países nórdicos, um eucalipto ou um mogno demora 14 anos para alcançar a idade de corte; no Brasil - no Ceará, também - só oito anos. Este é um diferencial que, daqui a poucos anos, fará a diferença em favor dessa nova atividade da agroindústria do Estado.

O cearense não faz ideia do que é e do que faz a sua tecnologicamente moderna e crescente indústria de móveis, desconhece o seu potencial, ignora seus números e suas possibilidades. Não sabe, por exemplo, que a fábrica da Jacaúna, uma gigante do setor, ocupa área de 120 mil m²; a da Madresilva, 20 mil m²; a da Osterno, 12 ml m² de área industrial.

Elas e as demais do Polo Moveleiro de Marco produzem para o mercado interno brasileiro e para o estrangeiro - exportam para exigentes mercados dos EUA e Europa. Esta coluna repete o bordão: o melhor do Ceará é o cearense.

Parceria

O Sistema Verdes Mares, em parceria publicitária com o Beach Park, segue com a Campanha de Residentes, que oferece condições especiais no valor do ingresso do parque aquático para quem mora no Ceará. Estrelada pelos personagens do programa "Nas Garras da Patrulha", a campanha segue até o próximo dia 31. Informações podem ser obtidas no site oficial do Beach Park (beachpark.Com.Br) ou através da Central de Vendas pelo telefone (85) 4012.3030.

Wall Street

Nos EUA, Investidores amadores assustam as bolsas norte-americanas. Nesta semana, agindo em grupo, eles "atacaram" os fundos de investimentos de Wall Street e ganharam muito dinheiro comprando por US$ 18 ações da GameStop, que ontem valiam US$ 354,35. Essa novidade logo estará sendo praticada também na B3.

Dança das cadeiras

Liris Silveira Campelo, que até quinta-feira era a superintendente do Dnit no Ceará, perdeu o cargo para o Centrão. Não é um cargo qualquer, pois mexe com um gigante orçamento. Ainda é desconhecido o nome do futuro superintendente, mas ele estará muito bem vigiado pelo ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura.



Assuntos Relacionados