MDR liberará açude Atalho após recuperar tubulação danificada

O secretário Nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa, visitou a barragem, onde um acidente danificou a tubulação. Ele verificou que não há vazamentos na estrutura. Uma perícia apurará causas e responsabilidades.

Esta coluna recebeu a seguinte nota oficial do Ministério do Desenvolvimento Regional, sobre o acidente ocorrido segunda-feira, 8, na barragem de Atalho, em Brejo Santo, integrante do Projeto São Francisco de Integração de Bacias:

"O secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Sérgio Costa, esteve hoje na Barragem de Atalho, em Brejo Santo (CE). O objetivo foi acompanhar a situação da estrutura onde ocorreu o acidente na tarde de ontem (8), que resultou em três vítimas fatais.

"O MDR lamenta a morte dos trabalhadores Mizael Brasil dos Santos, Heyder Pereira da Silva e Nivaldo Bueno de Camargo e se solidariza com as famílias das vítimas. Eles atuavam no reservatório durante testes no sistema quando houve o rompimento de uma tubulação. Todo o apoio está sendo oferecido aos familiares.

"De acordo com o secretário Sergio Costa, o MDR irá contratar uma empresa especializada para realizar uma perícia para averiguar as causas e responsabilidades pelo acidente. A expectativa é que a análise tenha início em cerca de 20 dias e o resultado seja concluído após 60 dias de investigação.

"Não há vazamentos na estrutura e o bombeamento só foi interrompido preventivamente. A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos.

"O ocorrido não impactará o atendimento ao Cinturão das Águas do Ceará.  Já os testes de enchimento nas estruturas localizadas após a Barragem de Atalho poderão ser reiniciados após liberação da perícia e recuperação da tubulação."

 



Assuntos Relacionados