Fábrica da Danone: há várias opções na mesa

Escrito por
Egídio Serpa egidio.serpa@svm.com.br
Esta página é patrocinada por:

Mexe-se a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará, que pretende encontrar, no mais curto espaço de tempo possível, uma solução para a fábrica de iogurte da multinacional francesa Danone, em Maracanaú, que fechou por causa de suas raquíticas vendas. O Ceará precisa dessa unidade industrial para manter os empregos que ela oferece e para dar ao pequeno produtor de leite mais uma opção de venda para o seu produto. Esta coluna pode informar: que a Betânia Lácteos, líder do mercado de laticínios do Nordeste, tem interesse em adquirir a fábrica, se seus donos franceses a desejarem vender com seus modernos equipamentos e máquinas dentro dela; que seis pequenas empresas industriais de laticínios foram sondadas por uma autoridade do governo estadual sobre a possibilidade de elas, em pool, assumirem a fábrica, e a ideia foi muito bem recebida, mas está esbarrando na dificuldade de financiamento para a concretização do negócio, algo que o Banco do Nordeste pode solucionar via FNE; que empresas de outros estados estão sendo também consultadas sobre o mesmo tema; e que ontem surgiu a ideia de constituição de uma cooperativa de produtores de leite, nos mesmos moldes das que dominam o mercado nos estados do Sul (PR, SC e RS). O secretário Maia Júnior considera-a "muito boa" e está pessoalmente incentivando a iniciativa junto ao Sindicato das Indústrias de Laticínios do Ceará, presidida por José Antunes Mota.

Dois ramais

Assinada pelos presidentes das federações das indústrias e da agricultura do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, chegou ontem às mãos do presidente Jair Bolsonaro e do seu ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, um documento pedindo a construção dos ramais do Apodi e do Salgado, ambos integrantes do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. Os dois empreendimentos, se construídos, farão do Leste cearense, do Oeste potiguar e do alto sertão paraibano polos importantes de agricultura irrigada, algo como a Califórnia brasileira. Ricardo Cavalcante, pela Fiec, e Flávio Sabóya, pela Faec, subscreveram o documento em nome do setor produtivo cearense.

Pela internet

De amanhã a 2 de agosto, o RioMar Fortaleza dará descontos de até 70%. Tudo por www.Riomarfortalezaonline.Com.Br

Depois de 10 anos de KPMG Brasil, o consultor financeiro Eliardo Vieira, tornou-se sócio da Arêa Leão Consultoria Empresarial, que já tem 20 anos de atividade, com uma carteira de clientes da qual fazem parte nomes do porte de 3 Corações, Hapvida e Nufarm. Eliardo aporta sua longa experiência em empresas multinacionais.

Quando for extinto o auxílio emergencial de R$ 600, o índice de desemprego - que já é alto - explodirá. Atentem, em maio, no meio da pandemia, seis em cada 10 brasileiros deixaram de pagar suas contas no banco, na loja, na padaria, na bodega da esquina. E já havia a ajuda dos R$ 600. E quando esse auxílio deixar de existir?

Assuntos Relacionados